A Cadeira... (Anônimo)

Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem muito enfermo. Quando o padre entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas. Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o padre a pensar que o estavam aguardando:
- Estava me esperando? perguntou-lhe o padre.

- Não, quem é você? respondeu o homem enfermo.
- Sou o sacerdote que a sua filha chamou; quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que você soubesse que eu viria visitá-lo.
-Ah sim, a cadeira!... Nunca contei isto para ninguém... Passei toda a minha vida sem ter aprendido a rezar. Quando eu ia para a igreja e ouvia algo sobre como orar e os benefícios que recebemos pela oração, me entrava por um ouvido e saía por outro. Assim sendo, não tenho ideia de como rezar. Assim vivi até alguns anos atrás, quando conversando com um amigo, ele me disse:
- José, orar é simplesmente ter uma conversa com Jesus... Você senta numa cadeira e coloca outra cadeira vazia na sua frente. Você imagina que Jesus está sentado nela, bem diante de você. Isto não se trata de insanidade, pois ele próprio certa vez nos disse: Eu estarei sempre com vocês...
- Assim, padre, eu procedi e me adaptei à idéia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas horas diárias. Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja, pois me internaria num manicômio... E riu!

O sacerdote sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que vinha fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo. Depois, rezou com ele, deu-lhe uma bênção e foi embora.

Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou ao sacerdote que seu pai havia falecido. O sacerdote perguntou:
- Ele faleceu em paz?
- Sim, quando eu estava me preparando para sair, ele me chamou ao seu quarto. Me disse que me queria muito e me deu um beijo. Quando eu regressei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto. Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente, antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama e recostou sua cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei.

O sacerdote, profundamente estremecido, enxugou as lágrimas e respondeu:
- Oxalá todos possamos partir dessa maneira!

Uma pergunta: quando você reza sente que o Senhor está perto de você?


2 comentários:

  1. Muito bonita a mensagem , Padre Ramón.
    Tenho estado aqui sempre e me enriquecido com suas postagens.
    Obrigada,
    Lylia

    ResponderExcluir