Biblia versus Alcorão...


Qual a diferença entre um cristão e um muçulmano? E entre o cristianismo e o Islã? Ambas são uma religião do livro... E daí?

Quando um terrorista muçulmano faz um atentado, facilmente comentamos que o Islã é uma religião violenta, mas logo surge alguém da contrária dizendo: Que também a Bíblia contem relatos brutais... Estamos excessivamente ideologizados e justificamos, sem razão, atos desumanos e barbáricos cometidos nos dias atuais. É irracional matar em nome de Deus!

Os seguidores da Bíblia e os do Alcorão dizem que seus livros são Palavra de Deus. A bíblica inspirada; o Alcorão ditado. A Igreja afirma que na composição dos textos há uma variedade de autores. E a exegese mais tradicional diz que Deus fala nas palavras dos homens...  

O Alcorão não é bem assim; o texto sagrado do Islã foi ditado palavra por palavra, pelo mesmo Deus, através do Arcanjo Gabriel. Daí a beleza literária da redação, impossível para um analfabeto como Maomé. Nenhum muçulmano pode duvidar disso sem cair na apostasia. Eles não aceitam nenhuma influência humana na redação do seu livro sagrado. 

Contudo, sabemos que o Alcorão foi recopilado após a morte do profeta, e que houve uma depuração e manipulação dos textos por escribas, até conseguir um livro unificado.
Nas diversas religiões do Livro (judeus, cristãos e muçulmanos) ninguém afirma que Deus ditou palavra por palavra, exceto os muçulmanos. Segundo eles, tudo o que há no Alcorão é exatamente palavra de Deus, por isso é intocável. Não há sinónimos, mas palavras exatas que Alá ditou a Maomé.

Na Bíblia não é bem assim. Nela há diversos autores inspirados que escreveram por mais de 1.000 anos. Tradições e géneros literários (narrativo, histórico, poético...) E contudo, é Palavra de Deus!

Essa condição do texto corânico o dota de uma inflexibilidade e favorece o fundamentalismo. 

Para os cristãos, o amor ao próximo é fundamental, e a violência dos cristãos não é por causa da religião, mas pelas falhas humanas de seus seguidores. Por outro lado, vemos que os terroristas muçulmanos encontram sua motivação nos textos corânicos, e justificam sua barbárie em nome de Alá... Nenhum cristão justificaria suas barbaridades em nome de Deus, a não ser nos tempos idos das cruzadas.


Matar em nome de Deus é sempre uma blasfémia!


Um comentário: