Dia 19/NOV: 1ª Jornada Mundial dos pobres...


Neste dia se celebra a 1ª Jornada Mundial dos pobres, estabelecida pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia. Os últimos e os fracos, homens e mulheres excluídos e despojados serão os autores desta Jornada. Evento que reunirá 4 mil pobres e carentes na Basílica de São Pedro, para uma missa às 10h00, com o Papa, e depois um almoço fraterno.  

Terminada a missa, 1.500 pobres convidados, serão acolhidos na sala Paulo VI, para um almoço festivo com o Papa Bergoglio. Animaram este momento a Banda da Guarda Vaticana e o coral “Le Dolci Note”, composto por meninos e meninas. Os outros 2.500 pobres serão distribuídos em diversos locais e seminários católicos de Roma, para também eles participarem de um almoço gostoso e festivo. 

Os pobres serão servidos 150 voluntários e também por 40 diácono das Diocese de Roma. O menú que o restaurante “Al Pioppeto” preparou e servirá na Sala Paulo VI é o seguinte: gnocchetti sardi padellati con pomodoro, olive e formaggio Collina Veneta, bocconcini di vitello con verdure, polenta e broccoli di Bassano, tiramisù alla veneta, acqua, aranciata e caffè.   

Haverá também um plantão médico do dia 13 a 19/NOV gratuito para análises clinicas, cardiologia, dermatologia, ginecologia e andrologia... 

No sábado 18/NOV, às 20h00, na Basílica de São Lorenzo fuori le Mura, escolhida a dedo por ali estar enterrado o Santo diácono de Roma Lourenço, que respondeu ao imperador: «Estes são a grande riqueza da nossa Igreja» e apresentou os pobres. Nessa basílica será celebrada uma Vigília de oração agradecendo a Deus pelo mundo do voluntariado, tantos e tantas que se colocam gratuita e silenciosamente a serviço dos outros

Em muitas outras dioceses do mundo estão celebrando este mesmo dia junto de pessoas menos favorecidas.

E um convite do Papa Francisco: Convide, neste domingo, um pobre à sua mesa!


Oxalá a proposta vingue! 


0 comments:

Postar um comentário