O Papa aos líderes religiosos de Myanmar: A paz se constrói no conjunto das diferenças...


O Papa encontrou 17 líderes de diversas denominações religiosas de Myanmar. Todos somos diferentes e cada confissão religiosa tem suas riquezas, e suas tradições para partilhar. E isso acontecerá se vivemos em paz uns com os outros. Não se deixem uniformizar pela colonização das culturas. A verdadeira harmonia divina acontece nas diferenças...

O encontro aconteceu na manhã do dia 28/NOV, no arcebispado de Yangon, onde o Papa se hospeda. Presentes: Budistas, muçulmanos, hindus, hebreus, católicos e cristãos de outras denominações.

O encontro durou 40 min., onde puderam se expressar diversas personalidades. O Papa falou em espanhol.  Citando o Salmista disse.: "Como é belo ver os irmãos unidos..." Unidos, não iguais nem uniformes. A paz é "harmonia". Nossas diferenças são uma riqueza e graças a elas podemos dialogar, e ver no outro um irmão. Temos o mesmo Pai; e todos somos irmãos.


Um comentário:

  1. "Unidos, não iguais e nem uniformes". Precisamos refletir sobre esta frase de Francisco. Não deixar que ela fique apenas nas molduras das frases impactantes que ele costuma nos presentear. Nesses tempos em que o diferente é visto, na melhor hipótese, de nariz torto, fez-me muito bem ver esta fotografia do Papa com gente tão distinta (e aqui uso a palavra em seus dois sentidos mais usuais?) E então me pergunto: Unidos em quê? Unidos na busca pela paz e pela justiça. E me vem de imediato a palavra do Senhor: "Para que todos sejam um" não estaria aí, bem patente nessa foto, a concretização do apelo de Jesus?

    ResponderExcluir