Sagrada família de Nazaré...



Alguns de nós fomos migrantes, como Jesus, Maria e José...

Mas, o que sabemos desta família chegada a Nazaré? Jesus, Maria e José... Sabemos muito pouco. Que os pais de Maria eram de Jerusalém e os de José de Nazaré? Que viveram 2.000 anos atrás? Que Maria nasceu na capital e José no interior da Galileia? Que os avós maternos são ignorados pelos Evangelhos, e apenas o “Proto-evangelho de Tiago”, um apócrifo do século II, dizem que os pais de Maria se chamavam Joaquim e Ana? Da avó paterna não sabemos nada, e do avô paterno, citado em Mateus e Lucas, embora com nomes diferentes, um o chama de Jacó e o outro de Eli.
De José, padrasto de Jesus, também sabemos muito pouco. Que ele era um "tekton" (operário da construção)? Os próprios Evangelhos canônicos não guardam dele uma só palavra. A tradição diz que era idoso, e outros, pelo contrário, que era um jovem judeu charmoso de 18 anos.
E o que dizer dos “irmãos” (primos?) de Jesus? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Jacó (Tiago), José, Simeão e Judas? E suas irmãs não estão entre nós? (Mc 6, 2-5), perguntavam estranhados os vizinhos de Nazaré. Dois deles, Tiago e Judas, foram discípulos de Jesus. E os outros?
Os cristãos ortodoxos dizem que os 'irmãos' eram por parte de pai; e a maioria dos protestantes que eram irmãos mesmo. Os católicos confessamos, a partir de São Jerônimo (347-420), que Maria foi virgem "antes, durante e depois do parto.

Você saberia dizer algo a mais?


0 comments:

Postar um comentário