18 a 23/FEV: Exercícios Espirituais para a Cúria Romana...


O padre e poeta português José Tolentino Mendonça (*1965), vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé), vai orientar o retiro de Quaresma, para o Papa Francisco e seus colaboradores mais diretos. 

O Pe. Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Arquipélago da Madeira) em 1965 e foi ordenado padre em 1990, e fez o doutorado em Teologia Bíblica, em Roma. 

Quando o Santo Padre quis falar comigo para que colaborasse nos Exercícios da Quaresma, disse-lhe que eu sou apenas um pobre padre, e é a verdade. Ele encorajou-me a partilhar da minha pobreza. Veio então à minha mente propor um ciclo de meditações muito simples sobre a sede, intitulado ‘Elogio da sede’”.

O tradicional retiro de Quaresma do Papa e da Cúria Romana decorre de 18 a 23/FEV, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia/Itália.

A sede torna-se uma interpretação necessária não só para chegar ao coração humano, mas também para compreender o mistério de Deus”.

Eis o programa: 
07h30: Celebração da Missa
09h30: Primeira meditação; 
16h00: Segunda meditação
17h00: Vésperas e adoração eucarística.

Os temas escolhidos: “a ciência da sede”, “percebi que estava sedento”, “esta sede de nada”, “a sede de Jesus”, “as lágrimas contam uma sede”, “beber da própria sede”, “as formas do desejo”, “ouvir a sede das periferias”, e “a bem-aventurança da sede”.

Há muita sede no coração humano. O coração é um interminável reservatório de sede:  de amor, de verdade, de reconhecimento, de razões de viver... Sede de novas palavras e de novas formas. Sede de justiça. Sede de humanidade autêntica. Sede de infinito.

Rezemos... 


0 comments:

Postar um comentário