A vida consagrada nasce e renasce do encontro com Jesus...

Que não nos aconteça olhar mais para o display do celular do que para os olhos do irmão...


Na festa da Apresentação de Jesus no Templo, também Dia da Vida Consagrada, 02/FEV, o Papa Francisco presidiu a Eucaristia e tive as seguintes palavras:

Quarenta dias depois do Natal, celebramos o Senhor que, entrando no templo, vem ao encontro do seu povoNo templo, Maria e José encontram as raízes do povo, o que é importante, pois a promessa de Deus não se realiza individualmente e duma vez só, mas conjuntamente e ao longo da história.

E encontram também as raízes da fé, porque a fé não é uma noção que se deve aprender num livro, mas a arte de viver com Deus, que se recebe da experiência de quem nos precedeu no caminho.

Encontrando os anciãos, os dois jovens encontram-se a si mesmos. E os dois anciãos, caminhando já para o fim de seus dias, recebem Jesus, sentido da sua vida.

Este episódio cumpre a profecia de Joel: Os vossos anciãos terão sonhos, e os vossos jovens terão visões... Naquele encontro, os jovens veem a sua missão e os idosos realizam os seus sonhos; e tudo isto porque, no centro do encontro, está Jesus.

Olhemos o nosso caso, amados irmãos e irmãs consagrados! Tudo começou pelo encontro com o Senhor. De um encontro e de um chamado, nasceu o caminho de consagração. É preciso recordá-lo.

E, se nos recordarmos bem, veremos que, naquele encontro, não estávamos sozinhos com Jesus: estava também o povo de Deus, a Igreja, jovens e idosos, como no Evangelho.

Há um detalhe: enquanto os jovens Maria e José não dizem nada, os anciãos Simeão e Ana profetizam.

Parece que devia ser o contrário! Geralmente são os jovens que falam com entusiasmo do futuro, enquanto os idosos guardam o passado. No Evangelho, acontece o contrário, porque, quando nos encontramos no Senhor, chegam pontualmente as surpresas de Deus.

Não se pode renovar o encontro com o Senhor sem o outro: nunca o deixeis para trás, nunca façam descartes geracionais, mas diariamente caminhai lado a lado, com o Senhor no centro.

Porque, se os jovens são chamados a abrir novas portas, os anciãos têm as chaves...

E a juventude encontra-se indo às raízes, ouvindo as pessoas idosas. Não há futuro sem este encontro entre idosos e jovens; não há crescimento sem raízes, e não há florescimento sem novos rebentos. Jamais profecia sem memória nem memória sem profecia!

A vida agitada de hoje nos induz a fechar muitas portas por medo dos outros. As portas dos centros comerciais e as conexões de rede estão sempre abertas.

Que não nos aconteça olhar mais para o display do celular do que para os olhos do irmão, ou fixarmo-nos mais em nossos programas do que no Senhor.

Segundo o Papa, “a vida consagrada nasce e renasce do encontro com Jesus assim como é: pobre, casto e obediente. A linha sobre a qual caminha é dupla: por um lado, a amorosa iniciativa de Deus, da qual tudo começa e à qual sempre devemos retornar, e, por outro, a nossa resposta, que é de amor verdadeiro quando não há «se» nem «mas», quando imita Jesus pobre, casto e obediente.

Enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece. A vida do mundo corre atrás dos prazeres e ambições pessoais, a vida consagrada deixa o afeto livre de qualquer propriedade para amar plenamente a Deus e aos outros.

A vida do mundo aposta em poder fazer o que se quer, a vida consagrada escolhe a obediência humilde como liberdade maior.

Enquanto a vida do mundo depressa deixa vazias as mãos e o coração, a vida segundo Jesus enche de paz até ao fim, como no Evangelho, onde os anciãos chegam felizes ao ocaso da vida, com o Senhor nos seus braços e a alegria no coração.

Ter o Senhor nas mãos é o antídoto contra o misticismo isolado e o ativismo desenfreado. Deixar-se encontrar por Jesus é o segredo para manter viva a chama da vida espiritual.

Encontrar-se em Jesus como irmãos e irmãs, jovens e anciãos, para superar a retórica estéril dos «bons velhos tempos», para silenciar o «aqui nada funciona».

Sede a alvorada perene da Igreja. Desejo que hoje mesmo possais reavivar o encontro com Jesus, caminhando juntos para Ele: isto dará luz aos vossos olhos e vigor aos vossos passos.




0 comments:

Postar um comentário