Carta Apostólica do Papa Francisco: Aprender a despedir-se...


Papa Francisco em Carta Apostólica, 15/FEV, convidou a todos os bispos e titulares das dioceses e da Cúria Romana a refletir sobre a importância de “aprender a se despedir”. E informou as novas orientações para as renuncias por motivo de idade.
Quem se prepara para apresentar a renúncia precisa se preparar adequadamente diante de Deus, despir-se dos desejos de poder e da pretensão de ser indispensável. Isto permitirá atravessar com paz e confiança tal momento, que poderia ser doloroso e de conflito. Ao mesmo tempo, quem assume na verdade esta necessidade de despedir-se, deve discernir na oração como viver a etapa que está por iniciar, elaborando um novo projeto de vida, marcado por quanto seja possível de austeridade, humildade, oração de intercessão, tempo dedicado a leitura e disponibilidade a fornecer simples serviços pastorais.
Despedir-se como pode ser também continuar o serviço por um período maior por um trabalho a ser completado. Esta decisão pontifícia não é um ato automático de governo, e implica a virtude da prudência que ajudará, através de um adequado discernimento, a tomar a decisão apropriada.

Quando um bispo titular, após completar 75 anos, apresentar a carta de renúncia, ela não perderá a validade se não for respondida em três meses, mas deverá aguardar a resposta do Santo Padre.ícios  

No caso dos bispos da Cúria Romana ou chefes de dicastérios, com a isenção dos cardeais, não será automática a renúncia, pois deverá esperar também a confirmação do Santo Padre. 

Isto pode servir para os que ocupam trabalhos apostólicos ou ofícios de grande envergadura em obras da igreja: Você deve pedir a dispensa, mas saiba que também poderá continuar pelo tempo que for necessário...

Na Igreja ninguém se aposenta compulsoriamente!



Um comentário:

  1. Esta carta, é sabia, provém de um homem, com uma profunda experiência de Deus! Ela é para todos nós! Aprender a despedir-se,olhar e ver uma nova etapa, surge , que é preciso deixar, para que o MAGIS, aconteça, na vida e na missão! Gostei muito! Tomara que esta carta seja lida por todos nós cristãos, pois ela tem muito a nos dizer!

    ResponderExcluir