Concluído o encontro do Papa com os bispos chilenos...


Na missiva aos bispos chilenos o Papa lhes agradece por terem acolhido o convite para que, juntos, "fizéssemos um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos".

Encerrou-se nesta quinta-feira (17/MAI), o último dos quatro encontros que o Santo Padre teve no Vaticano com os 34 bispos chilenos. Ao concluir este período de discernimento e encontro fraterno, o Papa Francisco entregou a cada um de seus irmãos no episcopado a carta que transcrevemos a seguir:

Queridos irmãos no episcopado,
Quero agradecer-lhes por terem acolhido o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento francoface aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.

À luz dos acontecimentos dolorosos concernentes aosabusos – de menores, de poder e de consciência –, temos aprofundado a gravidade dos mesmos bem como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração, a cujo pedido vocês se uniram numa só vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.

Agradeço-lhes a plena disponibilidade que cada um manifestou para aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.

Depois destes dias de oração e reflexão os convido a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço a seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso.

Por favor, não se esqueçam de rezar por mim.

Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os proteja.

Pelo que vejo na fotografia nenhum daqueles mais comprometidos com o carreirismo clerical ou acusados nos tribunais, ficaram perto do Papa... 


Um comentário:

  1. Deus seja Louvado ! O ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO não nos abandona . O Santo Padre , ungido pela TRINDADE SANTA , juntamente , com os bispos alinhados à luz da razão e do reto pensamento , capaz de trazer as evidências que a Santa Igreja Católica necessita : o dom da SABEDORIA !

    ResponderExcluir