07/ JUL: Papa Francisco em Bari...


Será um dia histórico em Bari, praticando o diálogo inter-religioso entre o Papa e os diversos Patriarcas de Igrejas cristãs. Ao mesmo tempo, será um momento de oração fraterna, por ocasião da Jornada de oração pelo Oriente Médio. Espera-se a presença dos patriarcas das Igrejas: Católica, Ortodoxa, Armênia, Copta, Antioquena...

Eis a programação prevista: 

07h00: O Papa sai do heliporto do Vaticano

08h15: Chegada a Bari. O Papa será acolhido pelo Arcebispo, pela Presidente da Região Puglia, e o prefeito da cidade... Logo depois, se dirige em carro, à Basílica românica de São Nicolau (1197); ao mesmo tempo, os Patriarcas se dirigem também à Basílica.

08h30: O Papa acolhe os diversos Patriarcas na frente da Basílica; Os Patriarcas se dirigem ao presbitério. O Papa entra por último e saúda aos membros da Comunidade dos Dominicanos.

08h45: O Papa e os Patriarcas descem na cripta da Basílica para venerar as relíquias de São Nicolau, e acendem uma lâmpada ecumênica.

09h15: O Papa e os Patriarcas saem da Basílica e se dirigem de ônibus à "Rotonda", a beira-mar, onde farão uma oração ecumênica.

10h30: Finalizada a oração, todos retornam à Basílica de São Nicolau.

11h00: Diálogo do Papa com os diversos patriarcas (portas fechadas), na Basílica. 

13h30: Todos são convidados para um almoço fraterno no Arcebispado.

15h30: O Papa se despede dos Patriarcas.

16h30: Antes de subir no helicóptero, o Papa se despede das diversas autoridades.

17h15: Chegada ao heliporto do Vaticano.

O diálogo ecumênico é um trabalho artesanal, onde a caridade e o amor devem predominar.

Rezemos e apoiemos!




0 comments:

Postar um comentário