Dia 4/AGO: Pe. Arlindo Vieira, missionário popular jesuíta (1897-1963)...

Padre Arlindo Vieira, missionário popular jesuíta (1897-1963), nasceu em Capão Bonito/SP e morreu em Diogo Vasconcelos/MG. Foi ordenado padre diocesano em 1920, e trabalhou um ano na paróquia de  Avaré/SP.
O Pe. Arlindo decidiu entrar posteriormente na Companhia de Jesus, e fez o seu noviciado em Nova Friburgo/RJ. Oito anos depois seguiu para Roma, onde aperfeiçoou seus estudos na Universidade Gregoriana.
De volta ao Brasil dedicou-se a educação, participando dos debates da reforma do ensino.
Foi exímio missionário popular em Minas Gerais, Rio e São Paulo, atraindo grandes multidões. Por mais de vinte anos celebrou a missa do padroeiro da cidade de Diogo de Vasconcelos/MG, São Domingos de Gusmão, 4/AGO, e faleceu após celebrar a Santa missa do padroeiro. Um infarto fulminante o deixou morto aos pés do altar. Tinha 66 anos de idade.
Após sua morte, vários milagres foram atribuídos ao Padre Arlindo Vieira, os quais foram relatados ao arcebispo de Mariana-MG, onde corre o processo de sua beatificação.

Facilmente escrevia artigos religiosos e sobre a atualidade e orientava multidões por uma emissora radiofônica de São Paulo.
Pessoalmente não conheci o Pe. Arlindo, mas quando me destinaram a trabalhar na Pastoral Vocacional fiz questão de visitar seu túmulo na Igreja de Diogo de Vasconcelos, e encomendar meu trabalho a esse pastor que ajudou tantos jovens no seu discernimento de vida.

Hoje lembro com carinho desse infatigável jesuíta paulista que conquistou o coração do povo mineiro... 


Um comentário:

  1. Eu tive a alegria de conhecê-lo. Nas missões ele dava catecismo paea as crianças das quais eu fazia parte. Além disso, ele implantou na minha região a "Adoração Noturna nos Lares", devoção está, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

    ResponderExcluir