Papa: clericalismo é uma perversão da Igreja...


O clericalismo é uma perversão na Igreja. Foi o que disse o Papa Francisco no encontro dos 50 mil jovens italianos, no Circo Máximo, no último sábado. 

Os jovens têm necessidade de testemunho, de serem ouvidos e acompanhados. Todos precisamos escutar o sofrimento, a escutar os problemas, a estar em silêncio e deixar falar e ouvir.

Muitas respostas não podem ser dadas com as palavras: devem ser dadas arriscando a si mesmo no testemunho. Onde não há testemunho, não há o Espírito Santo. 

Por esse motivo se dizia a respeito dos primeiros cristãos: Vejam como se amam! As pessoas viam o seu testemunho. Sabiam escutar, e depois viviam segundo o Evangelho.

Ser cristão, não é um status de vida, um statusqualificado. «Te agradeço Senhor, porque sou cristão e não sou como os outrosque não acreditam em Ti». Essa é a oração do fariseu, do hipócrita, não do cristão.

“O escândalo de uma Igreja formal, não testemunha; o escândalo de uma Igreja fechada porque não sai. Ir em direção aos outros, ir para além das fronteiras que me dão segurança...

E o Papa recorda a passagem em que Jesus diz: «Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo». Eu penso muitas vezes em Jesus que bate à porta, mas de dentro, para que o deixemos sair, porque nós, muitas vezes, sem testemunho, o mantemos prisioneiro das nossas formalidades, dos nossos fechamentos, dos nossos egoísmos, do nosso modo de viver clerical.

“E o clericalismo, que não é só dos clérigos, é um comportamento que diz respeito a todos nós: o clericalismo é uma perversão da Igreja.

Jesus nos ensina o caminho de saída de nós mesmos, o caminho do testemunho. Mas, se eu não sou capaz de sair de mim mesmo para dar testemunho, posso criticar aquele padre, aquele bispo ou aquele cristão? 

Uma Igreja sem testemunho é somente fumaça.


2 comentários:

  1. Esta dicotomia entre fé e vida foi um tema muito explorado na época de Santo
    Tomás de Aquino . Tanto o clero quanto os leigos devem se comportar dentro de um padrão confortável para não escandalizar a nossa Igreja Católica , principalmente, nos tempos atuais . Gosto muito destas "chamadas" do Papa Francisco que está colocando os pingos nos "is" . Os dois lados da moeda são complementares . Já me deparei com o clericalismo de leigos ; já me escandalizei por mais vezes com o contra testemunho clerical de alguns padres . Minha esperança é que esta "fumaça" seja sempre passageira .

    ResponderExcluir
  2. No passado 8 de agosto, enquanto o Senado Argentino discutia a legalização do aborto – num debate longo que acabou de madrugada com o chumbo do projeto de lei -, milhares de argentinos formaram grossas filas, em várias cidades, para renunciar formalmente à Fé Católica que outrora professaram. A campanha “Apostasia Coletiva” foi lançada pela Coalición Argentina por un Estado Laico através das redes sociais com o objetivo de contestar a influência da moral cristã nas leis do Estado.

    ResponderExcluir