Patriarca de Constantinopla concederá a autocefalia à Igreja Ortodoxa da Ucrânia...

 Bartolomeu, Patriarca de Constantinopla...



O encontro de Alexis II, Patriarca de Moscou, e Bartolomeu, Patriarca de Alexandria e primus inter pares na Ortodoxia, aconteceu durante 5 horas, e parece que não chegaram ao acordo que o russo esperava. Alexis II é contrario a conceder a autocefalia ao arcebispo de Kiev/Ucrânia, pois perderia um grande espaço eclesial do seu patriarcado, e que até agora compreendia todas as dioceses ortodoxas da Ucrânia. 
Alguém que participou desse encontro de hoje, 31/AGO, assegurou que os ucranianos ortodoxos conseguirão um dia o direito pleiteado: a plena independência eclesiástica da Igreja Ortodoxa russa. Mas, a médio prazo.  
Todos os ucranianos vêm essa autocefalia (plena independência eclesial) como um passo importante na consolidação da identidade nacional da Ucrânia. Lembremos que a Ucrânia fazia parte da URSS até 1989.  Entretanto, Alexis II e a Igreja Ortodoxa Russa vêm essa possível autocefalia ucraniana como um grave cisma interno, e lutam por impedi-lo. Neste momento há dois patriarcas ortodoxos na capital ucraniana: Um ainda fiel a Moscou e o outro já autônomo.
Meu parecer: os ortodoxos ucranianos têm direito de pedir a plena autonomia eclesial, e vão exercê-lo. O poder político de Moscou se mostrou muito pesado para eles, e o Patriarca russo participou diretamente dessa longa opressão. E isso, eles não esquecem nem aceitam.   
Rezemos e aguardemos para ver como as coisas se desenvolvem...



0 comentários:

Postar um comentário