Denis Mukwege e Nadia Murad prêmios Nobel da PAZ/2018...

Denis Mukwege e Nadia Murat

O anúncio foi feito na sexta-feira, 5/OUT, e volta a chamar a atenção para a violência sexual nos cenários de guerra em todo o mundo. O Comité Nobel decidiu atribuir o prémio a duas figuras que se têm destacado na luta e na denúncia da prática de abusos sexuais sobre a população civil durante os conflitos armados.
Denis Mukvege é um médico congolês que se tem dedicado ao apoio às vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo, tratando milhares de vítimas ao longo dos anos. Para o Comité, Mukvege é o “símbolo mais agregador tanto ao nível nacional como internacional da luta para acabar com a violência sexual na guerra e nos conflitos armados”.
Nadia Murad, oriunda da comunidade yazidi no norte do Iraque, foi raptada em 2014 pelo Estado Islâmico e sujeita a repetidas violações e escravatura sexual. O Comité sublinha a sua “coragem fora do comum ao contar o seu próprio sofrimento”. 
Nadia Murad já tinha sido galardoada com os Prémios Sakharov e Václav Havel em 2016. Aos 25 anos, torna-se a segunda pessoa mais jovem a ganhar este prémio.
Eles ajudam a construir um mundo melhor...

0 comments:

Postar um comentário