Sínodo dos Jovens: mais espaço para as mulheres...


O Sínodo dos bispos sobre: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional entrou na sua terceira e última etapa. Todos os participantes tiveram liberdade de expressar suas opiniões, algumas até contrárias à tradição da Igreja. Mas é nessa diversidade honesta que o discernimento vai se fazendo. 

Dias atrás alguém disse que é necessário rejeitar toda forma de exclusão ou preconceito e acelerar os processos de luta contra a cultura do machismo e do clericalismo, a fim de desenvolver o respeito pelas mulheres e o reconhecimento de seus carismas.

Mais espaço para as mulheres na Igreja. Como garantir maior presença feminina na Igreja? Todos estamos de acordo com a urgência da proposta, mas como implementá-la são outros quinhentos. 

Muitas ideias foram surgindo na sala Sinodal: Criar um Pontifício Conselho para os jovens?  Celebrar um Sínodo para abordar o papel da mulher na Igreja? Na próxima semana saberemos como irão costurando todos os assuntos tocados e levantados.

O que se sabe é que o dicastério vaticano para a Comunicação disse que o Sínodo terá uma "carta dirigida aos jovens do mundo todo", além do tradicional documento final que será votado no sábado 27/OUT.

Rezemos e acompanhemos.


0 comments:

Postar um comentário