Sonho do Papa Francisco: Pacto por uma economia humana...




Tudo depende da economia como se ela fosse um deus. Países e pessoas somos como marionetes manipuladas por uma economia sem rosto. E o pior, não se vislumbra uma alternativa válida para essa situação desumana.

Dias atrás, foi apresentada no Vaticano uma alternativa intitulada: "Economy of Francesco", onde Francisco,  obviamente,  é o santo de Assis. Na apresentação: o bispo de Assis e o cardeal africano Turkson, que na Cúria Vaticana é o homem do "desenvolvimento humano integral". E por detrás do projeto, o Papa Francisco liderando a iniciativa.

A carta-convite do Papa tem um tom elevado: "Junto com vocês (jovens), e para vocês, eu farei apelo para alguns dos melhores estudiosos e especialistas da ciência econômica, bem como para empresários e empresárias que hoje já estão empenhados em nível mundial para uma economia coerente com esse quadro ideal (ou seja, uma economia de solidariedade). Eu confio que eles vão responder. E confio sobretudo em vocês, jovens, capazes de sonhar e prontos a construir, com a ajuda de Deus, um mundo mais justo e mais belo”.

O Papa Francisco tem 82 anos, mas não desiste dos seus sonhos. Ele lida com o Islã e chama aos muçulmanos de irmãos; conseguiu que o governo da China o reconheça como Papa dos bispos católicos; pediu às Academias pontifícias que estudem a inteligência artificial que considera o desafio do futuro, e para outubro de 2019 convocou o Sínodo da Amazônia que também tratará de ecologia integral. 

E agora essa aposta na economia com data marcada: 26 a 28/MAR/2020. 

Muitas frentes para um só coração. Que Deus e todos nós o ajudemos.


0 comments:

Postar um comentário