27/JUN: Nossa Senhora do Perpetuo Socorro...

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pintado em estilo bizantino, é de origem desconhecida e antiga. 
Eis o simbolismo contido na imagem:
/var/folders/s1/9xk2y8rx6qx24cqcsl3nd1kh0000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/nossa-senhor-perp-socorro.jpg?quality=100strip%3Dall&w=720
1. Em grego, estas abreviações posicionadas à esquerda e à direita do quadro significam “Mãe de Deus”.
2. O quadro original foi coroado em 1867.
/var/folders/s1/9xk2y8rx6qx24cqcsl3nd1kh0000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/nossa-senhora-do-perpc3a9tuo-socorro2.jpg?quality=100strip%3Dall&w=720
3. A estrela significa que Maria é nossa guia até Jesus, conduzindo-nos pelo mar da vida até o porto da salvação.
4. Abreviação do Arcanjo São Miguel.
5. O Arcanjo São Miguel apresenta a lança com que foi perfurado o lado de Cristo, e a vara com a esponja embebida em vinagre oferecida a Cristo na Cruz.
6. A boca de Nossa Senhora guarda silêncio.
7. A túnica é vermelha, cor da realeza e do martírio.
8. O Menino Jesus segura as mãos de Maria, que permanecem abertas como convite a colocarmos ali as nossas próprias mãos, unindo-nos a Jesus; e os dedos de Nossa Senhora apontam para o Filho, mostrando que Ele é o Caminho.
9. Abreviação do Arcanjo São Gabriel.
10. Maria olha diretamente para nós.
11. São Gabriel com a Cruz e os pregos.
12. Abreviatura de Jesus Cristo em grego.
13. Jesus veste roupas da realeza. O halo ornado com uma cruz proclama que Ele é o Cristo.
14. A mão esquerda de Maria sustenta Jesus: a mão do consolo que ela estende a todos os que a procuram nas lutas da vida.
15. A sandália desatada simboliza a humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo e a esperança de um pecador que, agarrando-se a Jesus, vai em busca da Sua misericórdia. O Menino levanta o pé para não deixar a sandália cair, visando assim salvar o pecador.
16. O manto azul com forro verde sobre a túnica vermelha também apresenta cores da realeza. Somente a imperatriz podia usar essas combinações de cores na tradição bizantina. O azul, além disso, era ainda o emblema das mães.
17. Por fim, todo o fundo dourado destaca a importância de Maria: é símbolo de poder e nobreza, bem como da glória do Paraíso para onde iremos, levados pelo Perpétuo Socorro da Santíssima Mãe de Deus e Mãe nossa.

0 comments:

Postar um comentário