Diaconato feminino na Igreja Católica?...



A ordenação de mulheres na Igreja católica caminha a passos lentos. Ninguém tem certeza do que se pode fazer e como dar o primeiro passo.

Sabemos pela teologia que todos somos igualmente amados e acolhidos por Deus, e que o batismo nos deu igual dignidade. Mais ainda, a Igreja, como sacramento de salvação, tem autoridade própria para fazer com que esta salvação chegue a todos os batizados. A prudência histórica é importante, mas não é o último critério. Daí, os pequenos passos em busca de um consenso.

As perguntas abaixo estão relacionadas ao estudo sobre a questão das diaconisas. O que dizem as liturgias antigas? E os documentos históricos, lápides, afrescos, mosaicos e descrições literárias primitivas sobre o ministério das mulheres? 

Veja algumas perguntas que buscam ainda maior clareza:

1. revelação cristã define a mesma dignidade de todos os homens e mulheres, pois ambos são criados à imagem e semelhança de Deus?
2. A igreja primitiva incluía ordens de virgens e viúvas, assim como também a ordem dos diáconos para homens (e as mulheres?).
3. Algumas mulheres da Igreja antiga que prestavam serviço diaconal eram chamadas de diaconisas.
4. As esposas dos diáconos eram também chamadas de diaconisas.
5. Mulheres da Igreja antiga, chamadas diaconisas, eram ordenadas pelos seus bispos dentro do presbitério, e durante as liturgias? Não há clareza.
6. Os bispos ordenantes impunham as mãos sobre a cabeça das mulheres que eles ordenavam como diaconisas? Não o sabemos... 
7. Os rituais que os bispos ordenantes usavam para as mulheres, incluíam uma epiclese, ou invocação do Espírito Santo?
8. Os rituais usados pelos bispos, para a ordenação das mulheres diaconisas, eram iguais aos usados para os homens diáconos? Não se sabe.
9. Alguns rituais usados pelos bispos pediam colocar a estola no ombro da mulher ordenada?
10. Embora tarefas e deveres diferissem de um lugar para o outro, as diaconisas ajudavam no batismo de outras mulheres. Parece que sim.
11. Em alguns lugares as diaconisas costumavam visitar mulheres doentes e levavam a Eucaristia para elas, e as ungiam?
12. Em alguns lugares as diaconisas providenciavam o ministério da caridade aos membros da comunidade cristã. Conhecendo a índole e criatividade das mulheres parece que sim. 
13. Em alguns lugares as diaconisas ajudavam também junto ao altar durante a liturgia?
14. Papas e bispos acabaram com o serviço das mulheres no altar porque elas eram “impuras” (menstruadas)?
15. As abadessas dos mosteiros femininos, eram frequentemente ordenadas também de diaconisas?
16. O curso para a ordenação incluía os passos do caminho ao sacerdócio, e alguns desses passos foram extintos após o Vaticano II: tonsura (extinto)porteiro (extinto), leitor, exorcista (extinto), acólito, subdiácono (extinto. Eu ainda recebi o subdiaconato nos tempos do Concílio, dado por um bispo).
17. Após o século XII gradualmente também foi eliminado o diaconato permanente para homens casados?
18. No Ocidente, a prática de ordenar mulheres ao diaconato morreu no século XII; as abadessas não eram mais ordenadas, mas abençoadas ou consagradas?
19. Várias Igrejas ortodoxas nunca abandonaram completamente as ordenações de mulheres como diaconisas?
20. O documento Musicam Sacram, do Concílio Vaticano II (1967), ainda pedia para que os coros que incluíam mulheres não cantassem no presbitério. Radicalidade da exclusão.

Como vemos, a luz vai adentrando devagarinho na nossa história e percebemos com maior clareza os condicionamentos históricos e não teológicos que baniram as mulheres do altar. 

Eis agora minha pergunta: Você acha que a Igreja Católica deveria recuperar a ordenação diaconal das mulheres?

0 comments:

Postar um comentário