Papa convoca Núncios do mundo inteiro para reunião no Vaticano...


No dia 13/JUN, o Papa Francisco recebeu em audiência mais de 100 Representantes Pontifícios, dois quais 98 Núncios Apostólicos. O encontro de 3 dias tem momentos de espiritualidade e sessões de trabalho sobre atualidade eclesial, de colaboração internacional e diálogo inter-religioso.

O Papa encontrou os Núncios apostólicos no Vaticano e, compartilhou com eles alguns preceitos para a missão pontifícia. O decálogo proposto serve para todos nós: 

1 - O Núncio é homem de Deus. Segue “Deus em tudo e para tudo”, vivendo pelas coisas de Deus e não por aquelas do mundo. O Núncio precisa saber caminhar com humildade, praticar a justiça e manter o coração aberto aos menos favorecidos da sociedade.
“O homem de Deus não ludibria e nem engana o seu próximo; não cede a fofocas e boatos; conserva a mente e o coração puros, preservando olhos e ouvidos da sujeira do mundo. Não se deixa enganar pelos valores mundanos, mas olha para a Palavra de Deus para julgar o que for apropriado e bom. O homem de Deus procura seriamente ser ‘santo e irrepreensível diante dele’ (Ef 1,4). ”

2 – O Núncio é homem de Igreja. O Núncio representa o Sucessor de Pedro e “o rosto, os ensinamentos e as posições da Igreja”. Não pode tratar mal os seus colaboradores:
É feio ver um Núncio em busca de luxo, roupas e objetos ‘de marca’entre pessoas que não tem o necessário. É um contra testemunho. A maior honra para um homem de Igreja é aquela de ser ‘servo de todos’. […] Ser homem de Igreja quer dizer defender corajosamente a Igreja diante das forças do mal que sempre tentam desacreditá-la, difamá-la ou caluniá-la. ”

3 - O Núncio é homem de zelo apostólico. O zelo apostólico “nos protege do câncer da desilusão” e da tentação de cair na  indiferença dos cálculos políticos e diplomáticos. O Papa citou a São Maximiliano Kolbe, quando escreveu sobre a propagação do “indiferentismo”, uma doença quase epidêmica que vai se espalhando de várias formas, não só na generalidade dos fiéis, mas também entre os membros dos institutos religiosos.

4 – O Núncio é homem de reconciliação. Mediação, comunhão, diálogo e reconciliação deveriam fazer parte da sua missão.
“Se um Núncio se fechasse na Nunciatura e evitasse de encontrar as pessoas, trairia a sua missão e, ao invés de ser fator de comunhão e de reconciliação, se tornaria obstáculo e impedimento. Vocês representam o rosto da catolicidade e a universalidade da Igreja nas igrejas locais espalhadas em todo o mundo.

5 – O Núncio é homem do Papa. O Núncio não representa si próprio, mas o Sucessor de Pedro e, assim, concretiza, atua e simboliza a presença do Papa entre os fiéis e as populações.
Um bom Núncio precisa ter uma vida de nômade, viver com a mala pronta para ser enviado nas comunidades onde o Papa não consegue chegar. 
É incompatível ser Representante Pontifício com o criticar o Papa por trás, ter blogs ou até mesmo se unir-se a grupos hostis a Ele, à Cúria e à Igreja de Roma...

6 – O Núncio é homem de iniciativa. É uma pessoa que segue Jesus e os Apóstolos, sabe ensinar aos outros como se aproximar da realidade para não ser pego de surpresa pelas tempestades da vida.
O Núncio precisa adotar uma conduta adequada às exigências do momento, sem jamais cair na rigidez mental, espiritual e humana. Não se trata de ser oportunistas, mas de saber como passar do conceito à implementação, tendo em mente o bem comum e a lealdade ao mandato.

7 – O Núncio é homem de obediência. A virtude da obediência é inseparável da liberdade, e a obediência a Deus não se separa da obediência à Igreja e aos Superiores. Seguir o estilo de vida de Jesus de Nazaré.
“Um Núncio que não vive a virtude da obediência – mesmo quando é difícil e contrário à própria visão pessoal – é como um viajante que perde a bússola, arriscando, assim, de falhar com o objetivo. Recordemos sempre o ditado ‘Medice, cura te ipsum’. É contratestemunho chamar à obediência e desobedecer.

8 – O Núncio é homem de oração. A familiaridade com Jesus Cristo, deve ser alimento diário de um Representante Pontifício:
A primeira tarefa de cada bispo é de se dedicar à oração e ao ministério da palavra. Sem a oração nos tornamos simples funcionários, sempre descontentes e frustrados. A vida de oração é aquela luz que ilumina todo o resto e toda a obra do Núncio e da sua missão.

9 – O Núncio é homem de caridade ativa. Tocar com as mãos a carne de Cristo, os pobres, as pessoas mais frágeis, a inteira família humana. Não basta se limitar às atividades práticas e inerentes ao Representante Pontifício, mas fazer render a missão com obras de caridade para ser realmente um pai e um pastor.
“A caridade ativa deve nos levar a sermos prudentes ao aceitar os presentes que são oferecidos para obscurecer a nossa objetividade e, em alguns casos, infelizmente comprar a nossa liberdade. Nenhum presente de qualquer valor deve nos escravizar! Recusem os presentes muito caros e, muitas vezes, inúteis, ou enviem à caridade. E recordem que receber um presente caro não justifica nunca o seu uso. 

10 – O Núncio é homem de humildade. O Núncio, homem de humildade que deve ser pedida e vivida. Oração do card. Merry del Val (1865-1930), indica o caminho cristão da humildade e do amor.




Um comentário: