Papa Francisco volta a Nápoles para um encontro na Faculdade de Teologia dos jesuítas...


No dia 21/JUN/2019 o Papa Francisco se encontrou na Faculdade dos jesuítas de Nápoles para um Simpósio que teve como tema A teologia depois da Veritatis gaudium no contexto Mediterrâneo.  Foi uma visita rápida e significativa pelo que foi dito e ouvido.

O Papa chegou às 9h00 de helicóptero. Para acolher o Papa estavam: o cardeal C. Sepe, Arcebispo de Nápoles; o bispo de Nola e o Pe. Geral dos jesuítas Arturo Sosa. 

O encontro público foi na praça da Faculdade. Depois de diversos e significativos pronunciamentos, o Papa falou sobre o documento “Fraternidade humana”, assinado por ele e o imane de Al-Azhar, em Abu Dhabi, no dia 4/FEV passado. O testo também foi entregue à Faculdade para ser objeto de estudo pelos alunos. 

Finalizando o evento, o Papa saudou os professores e à comunidade religiosa dos jesuítas. Almoçou, e logo depois, às 14h45, voltou de de helicóptero para o Vaticano . 

O reitor da Faculdade Pe. Di Luccio disse: No proemio da Veritatis Gaudium estão os critérios para a renovação dos estudos eclesiásticos e que permitem elaborar uma teologia dialogando com todos os que cuidam da nossa Casa comum, que é o planeta Terra, e que também estão empenhados na construção de uma sociedade fundamentada sobre a acolhida de todos, especialmente marginalizados e necessitados, respeitando as diferenças das pessoas, religiões e culturas.

Lembro que são Genaro, bispo e mártir, é o padroeiro da cidade de Nápoles faz já 1700 anos, e os habitantes esperam que o Papa encontre um tempinho para encontrar-se com eles, antes de sair para Roma.


0 comments:

Postar um comentário