1º Encontro de Jesuítas e leigos do Brasil...


Jesuítas e leigos reuniram-se no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), para o 1º Encontro da Província do Brasil/2019. Nos dias 24 a 26/JUN cerca de 340 participantes (300 jesuítas) refletiram sobre missão da Companhia de Jesus como Corpo Apostólico, sendo iluminados por três grandes temas: Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, até o ano 2029; Política de Proteção de menores de idade e pessoas Vulneráveis, e seus protocolos; e Amazônia: Sínodo e Ecologia Integral.
Todos os dias iniciamos com um momento de Oração coletiva. Foram dias intensos e desafiantes. Começamos com um momento de Memória Agradecida pelos 470 anos da chegada dos jesuítas ao Brasil, e também pelos 4 anos e 8 meses da criação da Província do Brasil. Pertencemos a uma história que nos precede há muito e somos também agentes que estamos fazendo história. Se Deus quiser, outros agentes virão... 
As Preferências Apostólicas Universais foram apresentadas pelo nosso assistente Regional da América Latina Meridional.
Recebemos também um pequeno manual sobre a Política de proteção a menores de idade e pessoas vulneráveis a ser seguido fielmente na nossa Província... 
O encontro contou, também, com a presença de Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu (PA) e vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), falando sobre o tema Amazônia: Sínodo e Ecologia Integral. O sínodo  ocorrerá de 6 a 27/OUT/2019, no Vaticano. Dom Erwin destacou 10 expectativas:


1. Valorização de leigas e leigos a serviço de suas comunidades sem clericalizá-los.
2. Papel da mulher como evangelizadora na família, e nas comunidades, vigorosas defensoras dos direitos humanos, com acesso ao diaconato.
3. Carisma das ordens e congregações religiosas e sua inserção nas comunidades amazônicas. 
4. Busca de alternativas para enfrentar a ausência da Eucaristia em milhares de comunidades, quiçá descobrindo um outro modelo de presbítero (não reservado apenas aos homens). 
5. Revigoramento das CBS como primeiro e fundamental núcleo das dioceses e prelazias. 
6. Inter-culturação dos sacramentos na vida dos povos originários e integração de expressões culturais autóctones na Liturgia. 
7. Conscientização e sensibilização da sociedade brasileira na defesa da Amazônia diante da voracidade de empresas que golpeiam e arrasam esse macrobioma. 
8. Implementação da Encíclica “Laudato Sì” nas comunidades amazônicas e brasileiras.
9. Incentivo especial à pastoral urbana frente ao inchaço das cidades e o êxodo rural. 
10. Escasso uso de meios de comunicação ou a ausência de equipamentos apropriados nas dioceses e prelazias.

É preciso escutar, cuidar e caminhar juntos

Para ver o final da nossa missa CLIQUE AQUI


0 comments:

Postar um comentário