Começam a ventilar-se os possíveis sucessores do Papa Francisco: Donatis...


Cardeal Angelo de Donatis (*1954), sacerdote da diocese de Roma, e braço direito do Papa para a cidade, está muito cotado pelo seguidores mais fieis do Papa Francisco. 
Pároco de homilias cativantes, reunia uma multidão de fiéis em suas missas na Basílica de São Marcos, centro de Roma. Pastoralista, mantem um bom  relacionamento com o seu clero e o povo romano.

Como vigário da diocese de Roma, o cardeal Angelo de Donatis tem incomodado bastante por sua linha “francisquita” de governar, mas também por tentar romper o engessamento da diocese. Em recentes pronunciamentos, o bispo tem atacado “os clérigos nobres”, aqueles que se recusam a ir às periferias.
Em meio à campanha americana para que o próximo Papa siga uma linha contrária à do Papa Francisco, há outros quem começam discretamente a se destacar para que o legado do Papa atual perdure. 
O quadro que se espera para o próximo Conclave é de uma disputa acirrada entre o tradicionalismo católico de matriz americana, com o ressentido cardeal Gerhard Ludwig Müller à cabeça, alemão, e o grupo “francisquita” que começa a sinalizar alguns possíveis candidatos, como Donatis, bem italiano. 


0 comments:

Postar um comentário