Santo Inácio de Loyola em Barcelona...


Para Inácio de Loyola, Barcelona foi um lugar de cruzamento de caminhos na sua peregrinação interior e exterior. A Autobiografia narra três estadias de Inácio nesta cidade: duas breves, em 1523 e 1527, e uma outra mais prolongada, entre 1524 e 1526. 

A primeira, após sua estadia em Maresa, o tinham como `louco de Deus´); a segunda, 1524, quando voltou transformado da sua peregrinação a Jerusalém; e finalmente a mais prolongada, quando começou a estudar para poder ajudar melhor os outros (1527). Barcelona foi um bom lugar para o nosso peregrino.

A primeira vez, Inácio entrou em Barcelona acompanhado pelo sacerdote Joan Pujol, irmão de Inês Pascual, mulher de Manresa, viúva de comerciante e com casa na cidade Condal. Entraram pelo Portal Nou, cruzou a praça Sant Agustí Vell, provavelmente entraram na capela de S. Marcús, construída no século XII, com a padroeira dos peregrinos: Nossa Senhora da Guia. 

Em pleno bairro gótico chegou à praça Llana, ruas Bòria e Princesa (séc. XIX) e justamente na esquina com a rua Sant Ignasi se encontrava o lugar que acolheu o peregrino. 

Descendo pela rua Princesa nos encontramos, com a rua Montcada, com seus antigos palácios medievais, até chegar à basílica de Santa Maria del Mar, magnífica obra do gótico catalão. Imprescindível visitar a capela de San Inácio, (à esquerda), e contemplar a figura esculpida em bronze do artista Lau Feliu, inaugurada no dia 31/JUL/2015, no lugar onde ele pedia esmolas. Na mesma capela, uma imagem de N. S. de Aránzazu (onde ele fizera voto de castidade quando saiu de Loyola), e um detalhe da Creu del Tort (Manresa). 

Depois, temos a Praça do Anjo, lugar onde se encontrava a sala de estudo onde Inácio, junto com alunos muito mais jovens, retomou seu ensino fundamental. Ele tinha, então, 30 anos.

E assim nos aproximamos do Palau, Palácio Real Menor de Barcelona (séc. XIV), onde Inácio também pediu esmola. A capela do palácio, antiga igreja dos Templários, guarda o colchão e o banco de oração utilizados pelo peregrino na casa de Agnès Pascual; eles estão numa pequena capela, junto a uma talha de Santo Inácio e outra de Santo Alonso Rodríguez. 

Barcelona foi testemunha da conversão deste peregrino louco por Jesus.  

Interessados na Peregrinação Inaciana SET/2020 (Loyola, Barcelona, Istambul, Israel, Roma...) entrar com a operadora operadora@itiquiraturismo.com.br

0 comments:

Postar um comentário