20/NOV: Consciência negra...


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente em 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, local situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Por muitos anos se quis ignorar sua pessoa e o que ele significava. 

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das decisões políticas: Reformulação da história a partir do oprimido, Lei do preconceito de raça ou cor (1989), cotas raciais no âmbito da educação superior (2003), etc.

Quem lutou e morreu por uma causa justa merece ser lembrado por todos. 

Você gostaria de acrescentar mais alguma coisa?


Salve Zumbi dos Palmares!

2 comentários:

  1. Sí Padre, "¡Sueldos dignos para las/los Profesores en Chile, HOY!".
    Todos somos sólo seres humanos, "Personas"; no somos clones, y no importa el color de la piel. Bendiciones fraternas, me uno a sus oraciones.

    ResponderExcluir
  2. Eu, como negro, vejo que o dia 13 de maio deveria ter mais relevância, pois foi promulgada a Lei Áurea, a abolição da escravidão. Pena que Princesa Isabel, o processo histórico da abolição e o 13 de maio foram praticamente esquecidos, deixados de lado.

    ResponderExcluir