Contemple o quadro da Última Ceia de Leonardo da Vinci...


Duas coisas para lembrar sobre as pinturas de Leonardo da Vinci (1452-1519). Primeiro, Leonardo não pintou em linhas nem adicionou cor aos esboços de linhas. Se você olhar atentamente para uma pintura de Leonardo, verá que uma cor gradualmente dá lugar a outra, de modo que elas formam uma linha em nossa mente, mas não na tela. É a sfumatura.
Leonardo também não acreditava que existissem linhas no tempo. Um momento leva constantemente a outro. Agora você está pronto para apreciar a obra prima de Leonardo: "A Última Ceia".
Leonardo era um gênio retratando as emoções psicológicas reveladas na Última Ceia, no momento em que Jesus anuncia que o traidor está com ele à mesa.
Observe que Leonardo reuniu os 12 em pares de três, com Cristo no centro. Ele nos moverá através do tempo, se começarmos na extrema esquerda: Bartolomeu, Tiago o Menor e André mostram a reação imediata de surpresa frente ao anúncio de Jesus. Bartolomeu está no processo de pular de pé, prestes a se levantar, de cabeça para a frente.
O segundo trio é Judas, Pedro e JoãoJudas, feio e de nariz encurvado, segura na mão direita o saco com as moedas de prata que lhe fora dado pela promessa de trair Jesus. Ele recua, derrubando o saleiro em um gesto que se torna notório. Ele se afasta de Jesus, mas sua mão esquerda alcança o pão incriminador.
Pedro é combativo e agitado, expressando sua indignação, e pronto para agirDe quem se fala? Na sua mão direita está uma faca comprida com a qual  cortará a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote.
João está quieto, sabendo que não é suspeito, mas está entristecido.

Chegamos ao centro: Jesus, sentado sozinho, com a boca ainda ligeiramente aberta, terminando de fazer seu pronunciamento. Expressão serena. A mão direita se aproxima de um copo sem haste, um terço cheio de vinho tinto. Em um detalhe deslumbrante, seu dedinho é visto através do próprio vidro. A mão esquerda dele está com a palma para cima, para pegar outro pedaço de pão, que ele olha com os olhos baixos...
À direita de Jesus estão Tomé, Tiago o Maior e FelipeTomé levanta o dedo indicador direito que em breve colocará no lado ferido do Jesus ressuscitado. 
O trio final à direita: Mateus, Tadeu e Simão. Eles discutem acaloradamente sobre o que Jesus disse. Olhe para a mão direita de Tadeu, em concha, como batendo na própria mão dizendo: Eu sabia! e o polegar na direção de Jesus ou Judas... Mateus e Tadeu estão confusos
Nesta obra todos nos sentimos dentro dela. De alguma forma, todos já fomos Judas ou Pedro... Ou os outros, nas suas perguntas e confusões... Só Jesus, que nos atraiu para si e se entregou por nós, é o Senhor da história e da vida.
Pintura atual da Última Ceia...

0 comments:

Postar um comentário