2020 o ano mais importante do Papa Francisco...


Quando a história da época do Papa Francisco, como Bispo de Roma, estiver finalmente escrita, haverá uma grande chance de que o Ano de 2020 seja lembrado como o mais importante do seu pontificado. As decisões recentes de `aposentar´ o poderoso Angelo Sodano, como decano do Colégio Cardinalício, e a de tornar o Cardeal Tagle como chefe de Propaganda Fide podem ser interpretadas como que Francisco começa a preparar seu sucessor.
O Papa jesuíta, 83 anos, publicará importantes documentos em 2020. O primeiro, a Exortação apostólica do Sínodo Pan-amazônico, outubro 2019. Francisco  deu a entender que endossará uma série de mudanças na prática pastoral propostas pelos participantes do evento, como a ordenação sacerdotal dos viri probati (homens casados), e já diáconos permanentes. Uma outra, o estudo e a possibilidade de se instituir o diaconato e outros ministérios para as mulheres. Uma terceira mudança, a instituição de um novo rito litúrgico incorporando elementos culturais dos povos nativos amazônicos.

Outro documento que o Papa Francisco publicará em 2020 é a Constituição da reforma da Cúria RomanaPraedicate Evangelium. Todos concordam que a reforma da Cúria Romana é um dos principais objetivos do pontificado de Francisco. Alguns dizem que o texto Praedicate Evangelium será lançado em 22/FEV, dia da Cátedra de São Pedro. 

Além disso, 9 (nove) cardeais que lideram postos centrais no Vaticano já estão além da idade de aposentadoria normal, 75 anos, e de cinco anos de serviço local, renunciarão até junho: Marc Ouellet (Bispos), Giuseppe Versaldi (Educação), Beniamino Stella (Clero), Luis Ladaria (Doutrina da Fé), Leonardo Sandri (Igrejas Orientais), Mauro Piacenza (Penitenciária Apostólica), Gianfranco Ravasi (Cultura), Angelo Comastri (Arcipreste da Basílica de São Pedro), Giuseppe Bertello (governador do Estado da Cidade do Vaticano) e Robert Sarah (Culto Divino).

Papa Francisco fará também algumas nomeações importantes para uma série de dioceses de destaque ao redor do mundo. Por exemplo, as arquidioceses de Manila (Filipinas), Atlanta (EUA) e Caracas (Venezuela) estão atualmente vacantes.

Hoje, há 124 cardeais abaixo dos 80 anos e elegíveis para participar de um Conclave a eleger o próximo Papa. São quatro a mais do que o teto de 120, definido por Paulo VI.

O Papa nomeia livremente o Camerlengo (hoje é o Cardeal Kevin Farrell), mas no esboço de Praedicate Evangelium, afirma-se que o Camerlengo é “um ofício assumido pelo cardeal que é o coordenador do Conselho para a Economia”, e essa função hoje é do Cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique.

O Papa Francisco fez 32 viagens ao estrangeiro, visitando 50 países em seu pontificado de sete anos. Há dois outros países que Francisco anseia visitar: China e Rússia

Parece-me que Bento XVI (*1927) não morre, para que Francisco continue o máximo de tempo que puder como Papa. Não é prudente ter outro Papa emérito... 

Ninguém conhece o futuro, mas o Ano de 2020 parece que será um dos mais importantes para a história recente da nossa Igreja.  

E você o que pensa?


Um comentário:

  1. "Parece-me que Bento XVI (*1927) não morre"... Parece-me (apenas para usar o mesmo verbo) que o Padre Ramon não é Deus, apesar de parecer-me que gostaria de ser.

    ResponderExcluir