Maria Grazia Mara (1925-2019) amiga do Papa Francisco...

Quem tem um amigo tem um tesouro...

No último dia de dezembro, o Papa Francisco participou, de forma privada, da missa de corpo presente da historiadora do cristianismo e amiga Maria Grazia Mara, que morrera no dia anterior.

A missa foi realizada na igreja de San Giuseppe, na via Nomentana, paróquia de Maria Mara, às 15 horas. Os doze concelebrantes estavam prontos na sacristia quando o pároco foi avisado de que o Papa havia entrado na igreja, e colocado flores brancas no caixão, sentando-se a seguir no primeiro dos bancos, à direita do caixão. O bispo da celebração perguntou ao Papa se ele pretendia presidir a Eucaristia, ao que Francisco disse que não, que ele participaria como um a mais: Façam tudo como foi combinado...

No momento da comunhão - distribuída sob as duas espécies - o Papa se alinhou com as outras pessoas para comungar, foi então que dois dos concelebrantes vendo a situação se ajuntaram a ele, e lhe deram a comunhão no banco, onde ele estava. 

Após a celebração, o bispo perguntou ao Papa se ele pretendia conduzir o Rito das Exéquias, (última recomendação), mas novamente Francisco respondeu que eles fizessem como tinham combinado.

Após a celebração, enquanto os concelebrantes ainda estavam na sacristia, o Papa saiu silencioso da Igreja, tal como havia chegado... 






2 comentários:

  1. Buon Giorno,

    Mi chiamo Katie Engesser e sono una produttrice con la Diocesi di Brooklyn, New York per la programma (telegiornale) cattolica “Currents News”
    Possiamo usare questi immagini per nostre programma?

    Grazie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei essas fotografias da internet...

      Excluir