CINZAS QUE DÃO VIDA: INÍCIO DA QUARESMA... (Pe. A. Palaoro SJ)

E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa... (Mt 6,4)


Com a `imposição das Cinzas´, toda a Igreja dá início ao percurso Quaresmal. Neste tempo litúrgico, inspirados pelo tema da CF/2020, teremos a oportunidade de experimentar um modo diferente de viver, onde a verdadeira liberdade terá a chance de se expressar. 
Quaresma pode ser escola de vida para o restante do ano, e tempo favorável para “ordenar a própria vida”. Para que isto aconteça, precisamos “considerar” as nossas relações vitais: com Deus, conosco, com os outros e com o mundo.
Nem sempre sabemos viver de maneira intensa: conformamo-nos com uma vida estreita, estéril, fechada ao novo, e carregada de “murmurações”. O Seguimento de Jesus, no entanto, é gerar vida. O seguimento de Jesus proporciona vigor inesgotável... Distanciar-se da vida superficial e eleger a vida plena é o sentido do “percurso quaresmal”

O centro de nossa vida é Jesus Cristo, sua pessoa, sua mensagem, o mistério de sua morte e de sua ressurreição. O caminho do seu seguimento é sempre rico e surpreendente

Contemplando Jesus Cristo, descobrimos também quem somos nós. Ele nos interpela: Como queremos viver? Para quê e para quem vivemos?... A Campanha da Fraternidade nos motiva a viver a Quaresma como um tempo privilegiado para dar um novo sentido à nossa vida. Através do tema “Vida, dom e Missão” e do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, somos convidados a desatar de nossa interioridade. 

Nossa quaresma torna-se um “estar com Jesus” para, como Ele, dar a Deus o lugar central de nossa vida. É tempo de reconstrução de nós mesmos (conversão), de retomada da opção fundamental por Deus e pelo seu Reino.

O Evangelho da 4ª feira de Cinzas fala da oração, esmola jejum,  São três gestos que nos humanizam e tornam a vida mais leve e com sentido. vida é um abrir-se aos demais (esmola), sintonizar-se com Deus (oração) e colocar ordem na própria existência (jejum).

Sintonizados com o lema da CF – “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – a Quaresma é tempo privilegiado para reeducar a olhar, superando o olhar possessivo, e entrar em sintonia com o modo de olhar de Jesus. Fixar o olhar naquilo que vivemos, para dar um novo sentido e significado.

A liturgia quaresmal nos propõe o jejum que tem a ver com o sentido da visão: olhar a nós mesmos, e fixar a atenção naquilo que nos alimenta, e afastar o que destrói e bloqueia a expressão de nossa verdadeira identidade.

A outra prática quaresmal proposta é a esmola; dar o que temos, e não o que nos sobra; compartilhar um olhar novo, que eleva o outro, e percebe nele um tesouro escondido. Vemos e não olhamos. Olhar que desperta a gratidão e o louvor. 

E, finalmente, a prática quaresmal por excelência: a oração, ser capaz de olhar a partir de Deus; olhar-nos com mais bondade e olhar os outros com mais carinho

Quaresma é um convite a começar outra vida e a nos deslocar em outra direção. Nesse sentido, a vivência quaresmal é uma verdadeira “escola de vida”.

Nada mais contrário ao espírito do Evangelho que a vida instalada e uma existência estabilizada de uma vez para sempre, pois vida é movimento, gesto de ir além de nós mesmos. Vida que é seduzida pelo amor, pela ternura. Vida que desperta o olhar para o vasto mundo. Vida que é voz, é canto, é dança, é festa, é convocação...

Um comentário:

  1. Que Deus faça o autor viver suas próprias palavras e dar o exemplo...

    ResponderExcluir