Retiros em tempos de pandemia...


Vivemos tempos atribulados e alguns até vaticinam que todos seremos de algum modo atingidos.

As medidas tomadas em alguns países de fecharem aeroportos, igrejas, teatros, restaurantes parecem drásticas. Estamos diante de uma pandemia e a melhor solução é cada um ficar em sua casa. No meio desse quadro caótico, a gente vai se defender com uns Tylenolzinhos ao alcance da mão. Parece uma luta perdida entre o gigante Golias e o pequeno Davi.

Pois bem, nesse horizonte horroroso que veio encima de nós, nos dias 13 a 15/MAR, aconteceram os Exercícios Espirituais para Leigos (EEL), em Itaici/SP:

EEL1: 34 participantes de diversos lugares: Araçatuba/SP, Belo Horizonte/MG, Carapicuíba/SP, Indaiatuba/SP, Itapevi/SP, Itú/SP, Goiânia/GO, Guarulhos/SP, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Santo André/SP, São Caetano do Sul/SP, Sorocaba/SP. Equipe coordenadoraM. Eugênia Rodrigues, M. Ângela B. Lemos, Gabriela Santos, Neia A. Antônio e o Pe. J. Ramón Cigoña sj.

EEL2: 26 participantes de: Aracajú/SE, Araçatuba/SP, Ariquemes/RO, Atibaia/SP, Botucatu/SP, Campinas/SP, Goiânia/GO, Itapetininga/SP, Itú/SP, Jundiaí/SP, Ribeirão Preto/SP, Rio Claro/SP, São José dos Campos/SP, São Miguel Arcanjo/SP, São Paulo/SP, Sumaré/SP. Equipe coordenadoraBenedita de Lourdes Massaro, Brígida M. Eleutério, Cristiane A. V. Constanza e o Pe. Roberto Donizeti SJ

EEL3: 16 participantes de: Campinas/SP, Indaiatuba/SP, Limeira/SP, Santos/SP, São Paulo/SP. Equipe coordenadoraRose Vendramini, Amarildo Miguel, Ernesta C. Pinto, Pe. Nelson Brecho da Silva. 

EEL4: 26 participantes de: Americana/SP, Campinas/SP, Goiânia/GO, Holambra/SP, Indaiatuba/SP, Jundiaí/SP, Pindamonhangaba/SP, São José do Rio Preto/SP, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Tatuí/SP. Equipe coordenadoraRenata Lagrotta, Francis Franco, Regina Console. 


Insanidade? Temeridade? Sem querer romper protocolos sérios percebi que há pessoas que são maiores que os seus medos. 

Um comentário:

  1. Sem dúvida que há e, graças a Deus! O medo é mau conselheiro. E, os números acima, numa casa tão grande como Itaici, e com a dinâmica dos EE, que pede silêncio e isolamento, não configuram "aglomerações". Certo?
    Os cuidados, porém, devem ser discernidos nesta fase, tendo em mente o que se pode fazer para espaçar o ritmo do contágio. Não por medo. Mas por prudência e cuidado com o outro. O que acham?

    ResponderExcluir