A famosa basílica de Santa Sofia de Istambul será mesquita muçulmana...


Em um discurso transmitido ao vivo, horas após a emissão de um decreto presidencial para a reconversão da icônica Santa Sophia de Istambul numa mesquita, o presidente Erdoğan disse que abrirá Santa Sofia para o culto muçulmano, em 24/JUL. "Como em todas as outras mesquitas, as portas da Hagia Sophia estarão abertas a todos, incluindo cidadãos e turistas turcos. Santa Sophia está sob jurisdição turca. Qualquer objeção à decisão de nosso judiciário será vista como uma violação de nossa soberania", afirmou Erdoğan.

O principal tribunal administrativo da Turquia anulou o decreto do governo de 1934 que transformava Hagia Sophia em um museu. Com esta decisão, o presidente Erdoğan assinou um decreto presidencial para entregar Hagia Sophia à Presidência Turca de Assuntos Religiosos, e abri-la para o culto muçulmano, parabenizando o povo muçulmano.

Santa Sophia virou muçulmana em 1453, após quase 1.000 anos com os cristãos ortodoxos de rito bizantino.
Eu quero ver o que vai acontecer com os antigos e ricos mosaicos bizantinos que ainda recobrem parte de suas paredes.
O Papa Francisco, por enquanto, se mantem calado, mas quem deveria protestar é o Patriarca ecumênico ortodoxo de Constantinopla (Istambul), Bartolomeu I. Eu rezo para que a história não dê a razão ao atual e prepotente presidente turco. 


0 comments:

Postar um comentário