Toda propriedade privada tem uma função social...


Em uma reflexão dirigida aos juízes da América e da África, o Papa Francisco recordou que a tradição cristã nunca reconheceu o direito à propriedade privada como absoluto e intocável, mas sempre enfatizou sua "função social". “O direito de propriedade é um direito natural secundário derivado do direito que todos possuem do destino universal dos bens criados”. Não há justiça social que se funde na desigualdade, ou que implique na concentração de riquezas.


Precisamos construir uma “nova justiça social”.


Estamos acostumados a não olhar aquelas realidades que nos desafiam e incomodam. Daí surge a indiferença, aquele comportamento que exclui e não integra os mais necessitados.


Deus nos pede para sermos seu povo. Os que se afastam do povo caem no `clericalismo´, que o Papa Francisco critica tanto, pois não se sentem povo de Deus. Podem até trabalhar `para´ povo, mas nunca `com´ o povo.


Os valores da solidariedade e equidade na luta contra as causas estruturais da pobreza, desigualdade, e falta de trabalho, casa e terra. “lutar pelos direitos sociais e sindicais. Nunca usar os outros ou fazê-los escravos dos próprios interesses. A dignidade humana é sagrada. Fazer justiça significa `restituir´ o que é deles.


É assim que você pensa? 

 

Um comentário:

  1. Penso que todos nós devemos seguir o CRISTO . Na sua passagem pelo mundo ELE deixou ensinamentos, sobre a verdadeira justiça social . Repartiu o pão e ensinou, através das parábolas ,como o povo deveria agir .Deu-nos um novo mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Se amarmos sempre praticaremos a justiça. Penso que o Brasil tem jeito. O que precisamos é de líderes (políticos) mais comprometidos com a causa social .Temos uma dívida muito grande com nosso povo ! Isto não é novidade . Os doutores da lei , os escribas, e os fariseus nos deixaram um legado manchado de sangue dos inocentes . Uf ! Aquele que fica rico explorando os pequeninos ou agindo, desonestamente, terá que prestar contas no dia do juízo final . " Haverá choro e ranger de dentes" .

    ResponderExcluir