Teresa de Ávila, exemplo de mulher na Igreja e na sociedade...

  


O exemplo de S. Teresa de Jesus é para todos os que desejam progredir no caminho da purificação de toda mundanização; palavras do Papa Francisco por ocasião do 50º aniversário do Doutorado da Santa de Ávilatê-la como amiga, companheira e guia em nossa peregrinação terrena dá segurança e paz de espírito.

 

Ela sabia como trasladar o céu para a terra, fazendo de sua vida uma morada de Deus, na qual todos tinham um lugar. A santa de Ávila, que recebeu de São Paulo VI em 27/SET/1970 o título de Doutora da Igreja, sendo a primeira mulher a receber esse título.

Francisco recorda a natureza excepcional desta mulher, cuja coragem, inteligência, tenacidade, à qual ela uniu “uma sensibilidade pela beleza e uma maternidade espiritual para com todos os que se aproximavam de sua obra”, são exemplo do papel extraordinário que a mulher desempenhou ao longo da história na Igreja e na sociedade.

Apesar dos cinco séculos que nos separam de sua existência terrena, a chama que Jesus acendeu em Teresa continua a brilhar neste mundo sempre necessitado de testemunhas corajosas, capazes de derrubar qualquer muro físico, existencial ou cultural.

 

Santa Teresa continua a falar-nos hoje através de seus escritos. Sua mensagem está aberta a todos, para que, conhecendo-a e contemplando-a, possamos ser seduzidos pela beleza da palavra e pela verdade do conteúdo, e possa fazer surgir em nós o desejo de avançar no caminho da perfeição. Tê-la como amiga, companheira e guia em nossa peregrinação terrestre confere segurança e paz de espírito. Seu exemplo não é apenas para nossos irmãos e irmãs que sentem o chamado à vida religiosa, mas para todos os que desejam progredir no caminho da purificação de toda a mundanização, que leva ao desposório com Deus, às elevadas moradias do castelo interior.

 

É bonito lembrar que todas as graças místicas que recebia as trasladavam ao céu; mas ela sabia como trasladar o céu para a terra, fazendo de sua vida uma morada de Deus, na qual todos tinham um lugar. Para que nossa sociedade seja cada vez mais humana e para que todos possamos viver na fraternidade que vem do mesmo Pai, é importante ouvir seu convite a entrar em nós mesmos para encontrar o Senhor, e assim testemunhar que “Deus é suficiente”.

 

O Papa recorda a grande devoção de Santa Teresa a São José, a quem a Santa tomou como seu mestre, advogado e intercessora ele ela se confiouestando certa de que receberia as graças que pedia. A partir de sua experiência, ela encorajou outros a fazerem o mesmo. Tal era sua devoção que percorreria as terras de Castilha e Andaluzia acompanhada pela imagem de São José.

0 comments:

Postar um comentário