Pentecostes...

O ESPÍRITO SANTO AUMENTA A COMPREENSÃO DA NOSSA FÉ... 



O Espírito Santo nos ajuda a entender cada vez mais o que Jesus nos ensinou: a doutrina não é estática, mas cresce na mesma direção. O dom de Deus é o Espírito Santo.


Jesus anuncia a seus discípulos que lhes enviará o Paracleto, o Espírito Santo que o Pai enviará em seu nome, ensinará a eles todas as coisas, lembrará de tudo o que Ele lhe disse. "É a promessa do Espírito Santo, o Espírito Santo que vive em nós e que o Pai e o Filho enviam..." para "nos acompanhar na vida". É chamado Paracleton, ou seja, aquele que "apoia, aquele que acompanha para a gente não cair”, que nos mantém firme, e que está perto de para ajudar-nos. O Senhor nos prometeu esse apoio, que é Deus como Ele: Ele é o Espírito Santo.

 

O que o Espírito Santo faz em nós? O Senhor diz: "Ele lhe ensinará tudo e lembrará tudo o que eu lhes disse...” Ele ensina e lembra. Este é o ofício do Espírito Santo. Ele nos ensina o mistério da fé, é um mistagogo,  pois nos ensina a entrar no mistério, para entender um pouco mais o mistério, ensina-nos a doutrina de Jesus e ensina-nos a desenvolver nossa fé sem cometer erros, porque a doutrina cresce, mas sempre na mesma direção: cresce em compreensão, ajuda-nos a crescer em o entendimento da fé, para entendê-lo mais e ir além, para entender o que a fé diz. 


A fé nem a doutrina é algo estático: cresce "sempre, mas cresce na mesma direção". E o Espírito Santo impede que a doutrina cometa erros, impede que ela permaneça ali sem crescer em nós

 

Ele nos ensinará as coisas que Jesus nos ensinou, desenvolverá em nós a compreensão do que Jesus nos ensinou, nos fará crescer a doutrina do Senhor até a maturidade. 

 

E outra coisa que o Espírito Santo faz é lembrar: "Ele lembrará você de tudo que eu lhes disse." O Espírito Santo é como memória, nos desperta, sempre nos mantém acordados "nas coisas do Senhor" e também nos faz lembrar de nossa vida, quando encontramos o Senhor ou quando o deixamos.

 

"Senhor, eu sou o mesmo: de criança rezava, quando jovem tive esses sonhos, depois segui caminhos errados. Mas, agora você me chamou...". Isso é a memória do Espírito Santo na vida de alguém. Traz para a memória da salvação, para a memória do que Jesus ensinou, para a memória de sua própria vida. Esta é uma bela maneira de orar ao Senhor: "Sou o mesmo. Andei muito, cometi alguns erros, mas sou o mesmo, e você me ama". É a memória da vida.

 

"E nesta memória, o Espírito Santo nos guia; Ele nos guia a discernir o que devo fazer agora, qual é o caminho certo e o que está errado... O Espírito "nos acompanha e sustenta no discernimento",nos ensinará tudo, faz a fé crescer, e nos introduz no mistério de Deus. O Espírito Santo nos lembra da fé e da própria vida. Nesta memória ensina-nos a discernir as decisões que devemos tomar. É o dom de Deus. "Enviarei um Paráclito que os sustentará" e os ajudará a avançar, lembrar, discernir e crescer na fé.

 

Que o Senhor nos ajude a manter esse dom que ele nos deu no batismo.


0 comments:

Postar um comentário