12 a 15/SET. Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia...



Dia 12/SET (
domingo). O Papa sairá de Roma às 06h00, rumo à capital húngara, Budapest, onde deve chegar pelas 07h45 locais.

 

A agenda inclui um encontro com o presidente húngaro e com o primeiro-ministro no Museu de Belas Artes de Budapeste, seguindo-se uma reunião com bispos católicos, e um encontro com representantes do Conselho Ecuménico das Igrejas e comunidades judaicas, sempre no mesmo local.

 

Às 11h30, o Papa presidirá a Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, na Praça dos Heróis.

 

16h30. Em Bratislava, o Papa vai promover um encontro ecuménicona Nunciatura Apostólica; uma hora depois, encontro do Papa com membros da Companhia de Jesus (Jesuítas).

 

13/SET. 09h15: Cerimónia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial, em Bratislava, seguindo-se a visita de cortesia ao chefe de Estado eslovaco e o encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e o corpo diplomático.

 

Mais tarde, a Catedral de São Martinho, em Bratislava, recebe o encontro do Papa com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas da Eslováquia. Na parte da tarde, Francisco faz uma visita privada ao “Centro Belém” em Bratislava, antes de encontrar-se com a comunidade judaica na Praça Rybné námestie.

 

O segundo dia de viagem conclui-se com visitas do presidente do Parlamento e do primeiro-ministro eslovacos à Nunciatura Apostólica.

 

14/SET. O Papa Francisco segue para Kosice, 400 quilómetros a leste de Bratislava, região próxima da Ucrânia, onde preside à Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo; de tarde, o Papa encontra-se com a comunidade cigana no bairro Lunik IX, e às 17h00: celebração com os jovens eslovacos no Estádio Lokomotiva.

 

15/SET. O último dia da viagem, começa no Santuário Nacional de Sastin, cerca de 70 quilómetros a norte de Bratislava, que São João Paulo II visitou em 1995, com um momento de oração e a celebração da Missa.

A cerimónia de despedida, no Aeroporto Internacional de Bratislava, acontece às 13h30.

 

Rezemos e acompanhemos.

0 comments:

Postar um comentário