Tomai, Senhor, e recebei...


Há acontecimentos que me produzem imensa tristeza. A renuncia do bispo de Solsona, pequena diocese catalã (142 mil hab.) é uma delas. Tristeza pelo espetáculo de uma vida quebrada e de sonhos interrompidos. Não há espectáculo mais triste que ver um homem romper com sua história e começar outra totalmente diferente. Por detrás destas decisões escandalosas há sempre uma grande agonia escondida, e uma interminável noite escura da alma.  

O que aconteceu a este jovem bispo da igreja espanhola? Renunciou às suas crenças mais profundas para adentrar no terreno minado que não lhe pertencia nem era seu. Em poucas palavras: Xavier Novell (52 anos) apaixonou-se por Silvia Caballol (38 anos), mãe de 3 filhos havidos num casamento civil com um jovem marroquino. Quantas voltas teve que dar a vida para chegar a esta situação tão complexa e humana? 

E quem é o mais culpado? O que caiu ou aqueles que o deixaram perder? Cadê o discernimento vocacional e a correção fraterna que todos deveríamos oferecer? Fieis e presbíteros de Solsona nada viram nem previram? E os irmãos mitrados e enrustidos nada puderam fazer? 

Deus misericordioso, que vês no escuro nossas próprias chagas, não deixes que os teus servos se percam no caminho que ainda percorremos. E quando cairmos, aproxima-te e ajuda-nos a nos levantar... 


2 comentários: