Sinodalidade: Nova forma de ser igreja...


 

 

Na igreja latina, não estamos acostumados com este vocabulário da `sinodalidade´ e muito menos com o que ele significa. Sempre fomos muito hierárquicos e acostumados a falar ou a participar quando instâncias superiores o permitiam.

 

Sinodalidade é uma "ideia-mãe'' do Papa Francisco sobre a Igreja e sua missão. No dia 17/OUT/ 2015, o Papa Francisco falou sobre a reforma da Igreja. Este Discurso, foi o mais desafiador e corajoso do seu pontificado. Sinodalidade, descentralização, reforma do exercício do ministério petrino, natureza e finalidade de serviço da autoridade, Espírito e estilo sinodais ...

 

No século III para o IV século, os sínodos se encerravam informando ao bispo de Roma das decisões tomadas, e as autoridades romanas se reservavam o direito de aprovar ou rejeitar as conclusões apresentadas.

 

`Sin odws´ é caminhar juntoé um desafio e um aprendizado em todos os níveis: Paróquia, foranias, áreas pastorais, vida diocesana... As mulheres queriam uma presença no próximo Sínodo dos bispos, e o Papa convida todos a se pronunciarem nessa preparação.

 

Esta forma de ser Igreja foi sendo delineada no Concílio, e ao longo destes cinquenta anos. O Concílio, mesmo não tendo falado explicitamente de sinodalidade, é o seu mais autorizado e mais próximo incitador.

 

Sinodalidade não é uma palavra inventada para reavivar pastorais deprimidas. Sinodalidade é uma palavra que brota da própria vida de Deus uno e trino.

 

Sinodalidade é a palavra da missão da Igreja em saída. Uma Igreja sinodal é missionária, e traz consigo os símbolos da itinerância "peregrina". Sinodalidade tem também uma forte fibra profética.

 

O sonho do Papa Francisco é de que a Igreja se torne sinodal. Discurso intenso que o Bispo de Roma quis dirigir à sua diocese. A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, sua forma, seu estilo, sua missão. O livro de Atos é a história de uma viagem que começa em Jerusalém e termina em Roma. Esta estrada conta a história em que a Palavra de Deus e as pessoas caminham juntas. O Espírito é o grande protagonista desta caminhada. Tudo começou com o primeiro Concílio dos Apóstolos: "Nós decidimos, o Espírito Santo e nós...caminhar juntos!

 

0 comments:

Postar um comentário