Papa elege uma mulher como vice-coordenadora do Conselho de Economia da Santa Sé...


A alemã Charlote Krueter-Kirchhof, membro do Conselho de Economia, foi nomeada pelo Papa Francisco como vice-coordenadora deste órgão que supervisiona as finanças da Sé Apostólica. O Conselho é composto por 15 membros e é presidido pelo cardeal Reinhard Marx. Kreuter-Kirchhof tornou-se membro deste Conselho em agosto de 2020, após uma renovação dos membros.

O Conselho de Economia é composto por oito cardeais e sete leigos dos quais 6 são mulheres.

Nascida em 1970, católica, casada e com três filhos Kreuter-Kirchoff é membro substituto do Tribunal Constitucional do Estado de Renânia, no norte da Alemanha, e já desenvolveu várias funções na Igreja.

O Papa Francisco confirmou o cardeal Marx como coordenador do Conselho de Economia, para dar continuidade aos trabalhos e o Cardeal Wilfrid Fox Napier, emérito de Durban, que permanecerá nos quadros do Conselho até completar 80 anos. Entre os cardeais membros, destacam-se o Cardeal Petr Erdo, arcebispo de Budapeste, e o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que já havia feito parte da Comissão dos Quinze, órgão que precedeu o Conselho de Cardeais na gestão das finanças da Santa Sé.

Os outros cardeais que são membros do Conselho são: Gerald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebec; Joseph William Tobin, arcebispo de Newark; Anders Arborelius, bispo de Estocolmo; Giuseppe Petrocchi, arcebispo de Aquila.

Com o novo quadro o Conselho ganha também uma nova composição geográfica. Kreuter-Kirchhof é alemã, assim como Marija Kolak, e o cardeal Rheinhard Marx, arcebispo de Munique.

Dois outros membros são espanhóis: Maria Concepcion Oscar Garaicoechea, presidente do conselho de administração de Azora Capita e Azora Gestion e Eva Castillo Sanz, membro do conselho de administração da Bankia S.A., Zardova S.A., Fundacion Comillas-ICAI e Fundacion Entreculturas.

O Conselho conta com duas britânicas: Ruth Mary Kelly, atualmente vice-chanceler de Pesquisa e Empreendimento da St. Mary's University em Londres; e Leslie Jane Ferrar, que foi Tesoureira do Príncipe Charles entre 2015 e 2017.

O último membro (e único homem) é o italiano Alberto Minali, que também era diretor administrativo do grupo Cattolica Assicurazioni, uma companhia de seguros católica que administra as apólices de seguro da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano.

 

 

0 comments:

Postar um comentário