ATENÇÃO! Asteroide passará raspando a terra nesta semana...


Um asteroide potencialmente perigoso passará raspando pela Terra no próximo sábado (11/DEZ). Batizado de 4660 Nereus, mede 330 metros de diâmetro e viaja no espaço a uma velocidade de 23.700 km/h. O mais curioso é que ele é composto de minérios que, se fossem explorados, valeriam bilhões de dólares.


De acordo com a NASA, não há risco de impacto com a Terra, mas esta será a passagem mais próxima do asteroide pela órbita terrestre em 20 anos. Batizado em homenagem ao deus grego Nereu, ele passará a 3,86 milhões de km do nosso planeta (cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua). Em termos astronômicos, essa distância é considerada pequena. 


Descoberto em 1982, Nereus é um asteroide rico em minerais (estima-se que ele tenha depósitos de níquel, ferro e cobalto no valor coletivo de US $ 4,71 bilhões). 


Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). 

 

0 comments:

Postar um comentário