2º DTQ: A ORAÇÃO NOS TRANS-FIGURA... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

  “Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência...” (Lc 9,29)


Para viver com mais intensidade o caminho quaresmal, a liturgia deste domingo nos apresenta o relato evangélico que nos dá uma luz para continuar avançando bem orientados. Caminhamos para a vida, para a essência de nosso ser, para a comunhão com tudo e com todos. Precisamos, de tempos em tempos, de um “Tabor”, como parada estratégica, para “sentir e saborear” a presença próxima e amorosa de Deus Pai que nos transforma e transfigura: “este é o meu filho o Eleito”. 

 

A experiência da Tabor nos arranca do caminho rotineiro e nos abre para um horizonte maior. Podemos reconhecer que a nós também nos foi dado o “gene” da transfiguração, que é força que nos move continuamente a não nos deixar determinar pela nossa autoimagem e aparência. 

 

O relato da “transfiguração” de Jesus se situa expressamente em um contexto de oração. É ali onde, através da luminosidade do seu rosto, Ele deixa transparecer algo da sua verdadeira identidade. 

O que há de divino em Jesus está em sua humanidade. Só no humano transparece Deus.

Por isso, uma pessoa transfigurada é uma pessoa profundamente humana. Em outras palavras, a vivência do humano nos diviniza. Transfigurar é descentrar-se e expandir-se na direção do outro.

 

Tabor não só é o lugar do encontro íntimo com o Senhor; implica também o encontro com o melhor de nós mesmos (nossa identidade); a Montanha nos “transfigura”.

 

A experiência orante no alto do “Tabor” é o meio privilegiado para voltarmos a mergulhar continuamente nessa Luz de onde procedemos. A oração ajuda a evangelizar até as profundidades do nosso ser. Este é o nível da graça, da gratuidade, da abundância, onde mergulhamos no silêncio, à escuta de todo o nosso ser.

 

Assim, a divina pedagogia evoca a verdade do ser humano, comporta uma pro-vocação, uma proposta que o move a potencializar ao máximo seus recursos internos, revelando aquilo que ele é capaz... Deixar-se “iluminar” pela Luz do Tabor significa uma autêntica experiência e que tem efeitos explosivos: é novidade que surpreende e às vezes até assusta. 

 

“Subir” o Tabor é deixar-nos conduzir pela presença do Espírito de Jesus, para “descer” com mais vigor e ânimo ao vale do cotidiano e ao compromisso na prática do bem e da justiça. Tabor significa sair de nosso pequeno e limitado mundo cotidiano e de nossa visão estreita das coisas. Abrir novos horizontes.

 

 

 

0 comments:

Postar um comentário