Santa Igreja da Ucrânia no meio da tempestade...


Se você não pode levantar sua voz contra a agressão, pelo menos ajude a retirar os corpos dos soldados russos que pagaram pelas ideias da 'grande Rússia' com suas vidas.

A carta aberta do Arcebispo Ortodoxo Ucraniano Epifanio, da Igreja Ortodoxa Ucraniana (OCU), em aberta controvérsia com o Patriarcado de Moscou, do Patriarca Kirill, no contexto do conflito armado desencadeado pela agressão de Putin à Ucrânia. Lembram as palavras de Príamo, em Tróia, na Ilíada...

 

Em seu apelo, Epipfanio escreve: Infelizmente, já está claro em suas declarações públicas anteriores que manter o compromisso de Putin e da liderança russa é muito mais importante para você do que cuidar do povo ucraniano, alguns dos quais o consideravam seu pastor antes. Portanto, não faz sentido pedir que você faça algo eficaz para que a agressão da Rússia contra a Ucrânia pare imediatamente. 

 

Estamos falando de mais de três mil soldados russos mortos, cujos corpos estão no solo da Ucrânia. A liderança de nosso país já apelou à Cruz Vermelha Internacional para facilitar a recuperação e o retorno à sua terra natal dos corpos dos soldados russos, para que os parentes e amigos possam cumprimentá-los e sepultá-los. Infelizmente, até agora, nenhuma resposta foi recebida do lado russo.

 

Portanto, continua o patriarca Epifânio, dirijo-me a você, chefe da Igreja Ortodoxa Russa, e peço que mostre pelo menos misericórdia para com seus concidadãos, e todo o seu rebanho. Se você não puder levantar a voz contra a agressão, ajude pelo menos a levar os corpos. Soldados russos que pagaram com suas vidas as ideias da "grande Rússia".

 

Que o Senhor lhe dê força espiritual pelo menos para isso, especialmente hoje domingo, quando nos lembramos do Juízo Final!"


Para entender o conflito das igreja ortodoxas na Ucrânia: Após problemas internos sérios, o primaz de Constantinopla concedeu a autonomia à Igreja Ortodoxa da Ucrania (Patriarcado de Kiev, com Epifânio) separando legalmente de Moscou. A maioria dos bispos ficaram nesta igreja: 39% A Igreja Ortodoxa Ucraniana (patriarcado de Moscou. Com a guerra em curso, muitos ortodoxos se separaram de Moscou e se uniram a Kiev): 20% antes da situação do conflito Russia  X  Ucrânia.

O Patriarca de Moscou, Kirill, pediu às outras igrejas ortodoxas autocéfalas, não reconhecer Ucrânia como tal, considerando-a como uma igreja cismática. Todos sabem que Kirill de Moscou está muito alinhado com o presidente Putim... 


       

0 comments:

Postar um comentário