Mariupol:Cidade ucraniana em ruínas...

Apelo “desesperado” da população de Mariupol ao Papa, pedindo a abertura de corredores humanitários na cidade cercada pelo exército russo, numa carta-apelo assinada pelas “mães, esposas e filhos” dos sobreviventes. 

A sua ajuda para a evacuação seria um verdadeiro ato de misericórdia. O cardeal Michael Czerny, membro da Cúria Romana questiona a “irracionalidade da guerra”. 

Este pedido desesperado é também dirigido a todos os que têm a possibilidade de ajudar com corredores humanitários, com um cessar-fogo, que é exatamente o que a situação precisa neste momento, indica o cardeal.

As mulheres, as crianças e os feridos não merecem tal morte diante dos olhos do mundo, assinala o texto, que fala desta população como “os mártires de hoje”.

Os signatários veem em Francisco o “último bastião de esperança” perante o cerco “inaceitável” de Mariupol, cidade “reduzida a cinzas” após ataques constantes do exército russo. Santo Padre, ainda é possível ajudar os que sofrem”, pode ler-se.

O Papa evocou este domingo, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’, a “Páscoa de guerra” que se vive na Ucrânia.

A situação é particularmente grave em Mariupol, cidade portuária no mar Negro, que sofre diariamente com os bombardeamentos russos. Nesta segunda-feira, o embaixador da Ucrânia no Vaticano, Andrii Yurash, divulgou uma carta do comandante da 36.ª brigada de fuzileiros navais ucraniana, Sergiy Volyna, pedindo a intervenção de Francisco “para salvar a população civil exausta da cidade”.

Provavelmente, viu muitas coisas na sua vida. Mas tenho a certeza de que nunca viu o que está a acontecer em Mariupol. Porque isto é o inferno na terra. Tenho pouco tempo para descrever todos os horrores que vejo aqui todos os dias. Na fábrica, as mulheres com crianças e bebés vivem em ‘bunkers’. Com fome e com frio. Todos os dias na mira dos aviões inimigos. Os feridos morrem todos os dias porque não há medicamentos, água, comida”, refere o texto.

Por favor, parem esta guerra!


Um comentário:

  1. Mariupol já foi conquistada pela Rússia. A Rússia testou um míssel intercontinental capaz da atingir qualquer lugar do mundo e que tem uma potência 200X da bomba jogada em Hiroshima. E Zelensky continua parte do projeto globalista, atendendo também seus interesses pessoais e está pouco ligando para o sofrimento do povo ucraniano.

    ResponderExcluir