Bíblia e homossexualidade...



Você já se perguntou, o que a Bíblia diz mesmo sobre homossexualidade? Em seus textos originais, escritos em hebraico, grego e aramaico, e como entendemos hoje. Nós nem sequer encontramos este termo nela, e muito menos ela afirma que é pecadoNenhum escritor da Bíblia classificou as pessoas de acordo com sua orientação sexual ou identidade de gênero na sua época. São noções muito recentes.

O termo homossexualidade é uma palavra moderna que foi cunhada em 1869, pelo escritor e ativista austríaco Karl Maria Kertbeny, e não tem equivalentes na Bíblia. Rejeitar a homossexualidade usando a Bíblia é um anacronismo.

Para justificar sua homofobia e condenar a homossexualidade, o catolicismo e outras religiões judaico-cristãs interpretaram mal os textos bíblicos mais primitivos, introduzindo neles termos e palavras imprecisos, injustos e preconceituosos.

O filólogo e teólogo contemporâneo, Renato Lings, tem sido capaz de verificar que um número muito considerável de traduções modernas da Bíblia, continuam a herdar erros que vêm da antiguidade e que nunca foram corrigidos. Esses erros de tradução e interpretação são o que, ao longo dos séculos, popularizaram a ideia de que a Bíblia condena o amor e a intimidade entre pessoas do mesmo sexo. A maioria das traduções atuais da Bíblia são imprecisas e distorcem o significado original de algumas palavras que se referem às realidades sexuais humanas, ignorando os contextos sociais e culturais em que tais relatos foram escritos.

Uma das traduções que mais influenciou a consolidação dessas ideias na Igreja Católica, e que é a filha e herdeira desses erros filológicos, exegéticos e interpretativos, é a Vulgata, uma tradução que a igreja reconhece como oficial e que foi feita por São Jerônimo no ano 382.

A proposta é que voltemos aos textos primitivos das Escrituras Sagradas. Utilizando as traduções que foram feitas diretamente do hebraico, grego e aramaico, e que estão livres de preconceitos e condicionamento institucional, histórico, político, social e moral.

Deus não condena; ele sempre salva!

 

 

0 comments:

Postar um comentário