Finados: morrer é dizer “sim” à eternidade... (cf. Pe. A Palaoro sj)

 Que vossos rins estejam cingidos e as vossas lâmpadas acesas... (Lc 12,35)

 

morte, sempre estranha é, e incômoda; no mundo ocidental ela fica escondida em locais funerários, afastada do ambiente familiar. Sem cair em extremismos, este fenômeno diz respeito à dificuldade que temos de lidar com o nosso fim. Falar da morte dá medo. Preferimos ridicularizá-la, negá-la ou silenciar. Mas ela sempre chega, em ocasiões de uma maneira inesperada: tantas vidas ceifadas, mortes prematuras, histórias truncadas em muitas cidades. 

 

São mães, pais, maridos, mulheres, irmãos, filhos, amigos, avós, vizinhos, companheiros de trabalho que silenciosamente foram borrados do nosso convívio. A morte traz dor pela ausência, e saudades pelos momentos que já se foram. É só na fé que a memória dos que partiram desperta profunda saudade e gratidão. Aos poucos, foram nascendo até acabar de “nascer” em Deus. 

 

Neste Dia de Finados, passarão por nosso coração e pela nossa memória aqueles que foram e são parte de nossa vida e que, fazendo a “travessia” para outra margem continuam presentes, amando-nos e sendo amados por nós. 

 

Finados é um “dia memorial”: memória agradecida que nos ajudam a processar a vida, a morte, a dor, a alegria... Continuam estando em nós, porque quando amamos, decidimos que alguém permaneça conosco para sempre.

 

A vida é simplesmente eterna. Nós não acabamos na morte, pois ela representa a porta de ingresso ao mundo que não conhece a morte, onde não há o tempo, mas só a eternidade. Com a morte começa a vida para sempre, no coração do Deus amor. E se a morte é capaz de nos privar do dom da vida por um momento, o “amor tem poder de nos devolvê-la”.

 

Fazer memória daqueles que viveram intensamente (mesmo que por pouco tempo) nos mobiliza e nos compromete a viver mais intensamente. E viver intensamente é viver aqui e agora de “modo eterno”.

Viver é uma arte; é necessário reinventar a vida no dia a dia, carregá-la de sentido. A tragédia não é quando um ser humano morre; a tragédia é aquilo que morre dentro da pessoa enquanto ela ainda está vivaAquilo que a memória amou fica eterno (Adélia Prado). A memória é a presença da eternidade em nós

 

A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. De travessias. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada. Como seguidores de Jesus, no Dia de Finados vamos celebrar a vida, a plenitude dos irmãos que já vivem para sempre, que estão no coração de Deus. 

 

vida, como o rio, tem duas margens; a ponte para cruzar de uma margem à outra é construída diariamente com o amor, a fraternidade, a solidariedade, a esperança...

 

 

0 comments:

Postar um comentário