Viagens da Papa em JAN/FEV de 2023...



O Papa Francisco visita República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, após ter adiado esta viagem por limitações físicas. O Vaticano anunciou que o Papa vai visitar a República Democrática do Congo (RDC) e o Sudão do Sul, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. Na capital do Sudão do Sul, Juba, o Papa Francisco vai ser acompanhado pelo arcebispo da Cantuária (Igreja Anglicana), Justin Welby, e o moderador da assembleia-geral da Igreja da Escócia (Presbiteriana), Jim Wallace


A 31/JAN/2023 o Papa Francisco ruma a Kinshasa, onde se encontrará com o presidente da República da RDC, Félix Tshisekedi, autoridades, representantes da sociedade civil e do corpo diplomático.


No dia seguinte, 1/02/2023, o Papa preside à Missa no aeroporto da cidade; à agenda prevê também dois encontros, na nunciatura, com as vítimas da violência no leste da RDC e com representantes de algumas obras de caridade.


A 2 de fevereiro, o Papa Francisco encontra-se com jovens e catequistas e preside a um momento de oração com sacerdotes, diáconos, consagrados e seminaristas.

 

O Papa parte para o Sudão do Sul no dia seguinte, iniciando uma “peregrinação ecuménica de paz”, e se encontra com responsáveis da Igreja Católica, líderes políticos do país, deslocados internos e membros de várias confissões cristãs; acompanham-no o Arcebispo Anglicano de Canterbury Justin Welby, líder da Comunhão Anglicana mundial, e o pastor Iain Greenshields, moderador da Assembléia Geral da Igreja da Escócia. 

 

A oração ecuménica no dia 4/FEV, e a Missa no dia seguinte, 5/FEV serão celebradas no Mausoléu de John Garang.


Além dos encontros com as autoridades políticas o Papa se encontrará também com as vítimas da violência no país; e as  tradicionais reuniões com jovens, membros do clero e jesuitas del país.


0 comments:

Postar um comentário