Unidos em oração e jejum pela Paz no mundo...



O Papa Francisco convoca dia de «Jejum e Penitência», presidindo uma celebração especial na Praça de São Pedro. A Igreja Católica vive hoje um dia de oração pela paz, convocado pelo Papa após o início do atual conflito entre Israel e o Hamas.

O Papa Francisco anunciou este “dia de oração, oração, oração” para os cristãos, pessoas de outras religiões.

Nessa tarde, às 18h, na Praça São Pedro, viveremos em espírito de penitência por uma hora de oração para implorar a paz para os nossos dias, pela paz para o mundo.

A Conferência Episcopal Portuguesa associa-se a este dia de oração, para enfrentar diversas as situações de guerra que vivemos...

Maria, olhe para nós! Você é Mãe, conhece nossas lutas e nossas feridas. Tu, Rainha da Paz, sofre conosco e por nós, vendo tantos dos teus filhos testados pelos conflitos, angustiados pelas guerras que destroem o mundo. 

Nesta hora sombria mergulhamos nos seus olhos brilhantes e nos confiamos ao seu coração, sensível aos nossos problemas. Não foi isento de ansiedades e medos: quanta apreensão quando não havia lugar para Jesus no alojamento, quanto medo quando você fugiu para o Egito às pressas porque Herodes queria matá-lo, quanta angústia quando você o perdeu no Templo! Mas nas provações foste corajosa e audaciosa: confiaste em Deus e respondeste à apreensão com cuidado, ao medo com amor, à angústia com oferta. Você não se conteve, mas nos momentos decisivos tomou a iniciativa: foi rapidamente até Isabel, nas bodas de Caná obteve de Jesus o primeiro milagre, no Cenáculo manteve os discípulos unidos. E quando no Calvário uma espada trespassou sua alma, você, mulher humilde e forte, teceu a noite da dor com a esperança pascal. 

Agora, Mãe, assuma a liderança mais uma vez por nós, nestes tempos dilacerados por conflitos e devastados por armas. Dirija o seu olhar de misericórdia para a família humana, que perdeu o caminho da paz, que preferiu Caim a Abel e, perdendo o sentido da fraternidade, não consegue encontrar novamente o clima de casa. Interceda pelo nosso mundo em perigo e turbulênciaEnsina-nos a acolher e a cuidar da vida – de cada vida humana! – e repudiar a loucura da guerra, que semeia a morte e apaga o futuro. 

Maria, muitas vezes você veio ao nosso encontro pedindo oração e penitência. Nós, porém, levados pelas nossas necessidades e distraídos por muitos interesses mundanos, temos estado surdos aos vossos convites. Mas você, que nos ama, não se canse de nós. Tome-nos pela mão, guie-nos à conversão, coloquemos Deus em primeiro lugar. Ajude-nos a salvaguardar a unidade na Igreja e a ser artesãos de comunhão no mundo.
 
Recorda-nos a importância do nosso papel, faz-nos sentir responsáveis ​​pela paz, chamados a rezar e a adorar, a interceder e a reparar por todo o género humano. 

Não podemos fazer isso sozinhos, sem o seu Filho não podemos fazer nadaMas você nos traz de volta a Jesus, que é a nossa paz. Por isso, Mãe de Deus e nossa, vamos até ti, buscamos refúgio no teu Imaculado Coração. Invocamos a misericórdia, Mãe da misericórdia; paz, Rainha da paz! Sacuda as almas dos que estão presos pelo ódio, converta os que alimentam e fomentam os conflitos. Enxugar as lágrimas das crianças, ajudar os que estão sozinhos e os idosos, apoiar os feridos e os doentes, proteger aqueles que tiveram que deixar a sua pátria e os seus entes queridos, consolar os desanimados, despertar a esperança. 

A ti confiamos e consagramos a nossa vida, cada fibra do nosso ser, o que temos e somos, para sempre. A vós consagramos a Igreja para que, ao testemunhar ao mundo o amor de Jesus, ela seja um sinal de harmonia e um instrumento de paz. Consagramos-vos o nosso mundo, especialmente os países e regiões em guerra.
 
Você, alvorada da salvação, abre raios de luz na noite dos conflitos. Você, morada do Espírito Santo, inspira caminhos de paz aos líderes das naçõesTu, Senhora de todos os povos, reconcilia os teus filhos, seduzidos pelo mal, cegos pelo poder e pelo ódio. Você, que está próximo de cada um, encurta nossas distâncias. Você, que tem compaixão por todos, nos ensina a cuidar dos outrosVós, que revelais a ternura do Senhor, tornai-nos testemunhas da sua consolação. 

Você, Rainha da Paz, derrame a harmonia de Deus em nossos corações. Amém.
 

0 comments:

Postar um comentário