O quê e como fazer o Conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco, sem criar um clima de cisma (bons contra maus) ou escolha de uns contra outros. Eis a bomba jornalística que já começou a correr: O Papa Francisco teria confiado ao cardeal Gianfranco Ghirlanda, jesuíta e seu fiel canonista, a tarefa de rever radicalmente as regras atuais do Conclave, para a eleição do próximo Papa.
Parece que já há um documento reformulando o Conclave, primeiro excluindo da fase preparatoria cardeais com mais de oitenta anos, segundo reformular radicalmente as Congregações Gerais, terceiro dar lugar a participação de leigos e religiosas, representando melhor a igreja que temos e a que queremos.
Há rumores, não confirmados, de que as mulheres também poderiam fazer parte deste corpo eleitoral.
O Cardeal Ghirlanda, ex-reitor da universidade Gregoriana, apoiaria fortemente esta inovação que constituiria um ato verdadeiramente revolucionário na igreja.
Sobre o sigilo do trabalho do Conclave de verim ser melhor regulamentado, a fim de garantir a confidencialidade e a liberdade dos participantes.
Eu não sei se o Papa Francisco terá tempo hábil para concretizar tudo isso! Mas seria a melhor fora de garantir esta nova forma de ser igreja...
E você o que pensa?
NR. Logo o vaticano comunicou que essas notícias não tinham real fundamento.
0 comments:
Postar um comentário