Campanha da Fraternidade/2012

Que a saúde se difunda sobre a terra!...
Com a Quarta-feira de Cinzas entramos na Quaresma e na Campanha da Fraternidade/2012 que trata da saúde pública. Como está a sua saúde? E a dos outros? Eu confesso que a minha, depois do susto da cirurgia cardíaca em 2010, está agora e por enquanto muito bem! 

Saúde e doença são as faces de uma mesma moeda. Construímos sempre uma e, às vezes precisamos concertar a outra.  

Acabo de dar um retiro sobre Saúde e Salvação para todos. Sabemos que a salvação é dada de graça pelo Senhor, mas a saúde depende muitas vezes de cada um de nós e também dos outros! Sabemos cuidar da própria saúde física, psíquica e espiritual? E se não cuidamos da nossa, será que cuidamos da saúde dos outros? Eu temo que não!

Ter ou não saúde é um mistério. Conheço jovens aparentemente saudáveis, mas egoístas e pessoas da terceira idade quebrantadas, mas felizes e solidárias.

Creio que estamos de acordo que não é suficiente lastimar e dizer coitado... Que pena!... Se não concretizamos em gesto de ajuda, nosso espanto de nada vale. A necessidade dos outros é um apelo à solidariedade! Isso aprendi na marra, no leito de um hospital...  

Maria é uma jovem doutora, inteligente e simpática que sofre de uma distrofia muscular grave. O tratamento realizado a deixou, ainda pior. Hoje, mal anda, mas seu sorriso e disponibilidade não naufragaram nas tempestades das suas dores. Ela é um evangelho vivo de Jesus para muitos!

Diante do sofrimento alheio não basta dizer vou rezar por você ou Deus cuidará de você... Rezar é bom, mas ajudar também o é. Se não fosse pelos profissionais da saúde nos nossos hospitais, muita gente já estaria no outro mundo, e eu certamente também!

A Campanha da Fraternidade/2012 leva-nos a esta mirada mais ampla sobre a saúde pública no Brasil e a quaresma é um tempo apropriado para um gesto mais fraterno e solidário. Fazer o bem, faz bem! 

Uma pergunta: O que você vai fazer pelo seu irmão sofredor?

Um comentário:

  1. Mais um texto maravilhoso, Padre Ramón. Belo e verdadeiro: "Sabemos que a salvação é dada de graça pelo Senhor, mas a saúde depende muitas vezes de cada um de nós e também dos outros! Sabemos cuidar da própria saúde física, psíquica e espiritual? E se não cuidamos da nossa, será que cuidamos da saúde dos outros? Eu temo que não!"

    Grande abraço.

    ResponderExcluir