04. Três homens, três vocações...

Vamos falar hoje da vocação de Samuel, Saul e Davi. Três homens bem diferentes que viveram mil anos antes de Jesus. Os três foram chamados por Deus para realizar uma missão. Um a realizou estupendamente, outro foi um fracasso e, o terceiro, depois de experimentar o gosto amargo do pecado, se entregou radicalmente a Deus e ao seu povo. Falemos, pois, dos SIM e dos NÃO que damos a Deus.
Samuel, filho de Elkana e Ana, nasceu como dom precioso de Deus. Sua mãe estéril, tanto o desejou que fez uma promessa: Oh Deus, se me deres um filho varão eu o consagrarei a vós! A criança nasceu e anos depois, foi entregue ao sacerdote Eli, para seguir os caminhos do Senhor.

Com o passar do tempo, Samuel se tornou um rapaz forte e sadio. A Bíblia narra, de modo belíssimo, o seu chamado, numa daquelas noites mal dormidas.

A vocação não é um chamado interno e queacontece, misteriosamente, no interior da pessoa, no seu coração e na sua mente. Deus chama, mas cabe ao homem perceber este chamado e responder coerentemente a ele. Podemos dizer que a vocação, em última análise, depende de nós se respondemos com fidelidade às inspirações do Senhor. Por isso, quando alguém apresenta motivações evangélicas e gratuitas para seguir o Senhor, podemos dizer que é um vocacionado.
Samuel foi o último juiz de Israel e ungiu como reis a Saul e depois a Davi.

Saul foi o primeiro rei de Israel (1.020 aC.) e a sua história vocacional é de contínuos erros e fracassos, pois se realmente foi chamado pelo Senhor, não fez nem viveu como Deus queria. Saul manipulou até a própria religião em benefício próprio. Certamente não foi para isso que Deus o escolhera!

Vivendo de modo incoerente, Saul tornou-se neurótico e fracassado; ele disse, com seu modo de viver, um contínuo NÃO a Deus! A vocação nunca pode ser usada em vantagem e proveito próprio. 

E Davi, onde entra nesta história? Samuel foi a Belém e convidou Isaí e seus filhos para uma oração. Todos foram, menos Davi que estava cuidando do rebanho do pai. Samuel mandou chamá-lo. Quando Samuel o viu, sentiu ser ele o escolhido de Deus: tomou uma vasilha com óleo e ungiu Davi no meio dos seus irmãos... Davi tinha 17 anos de idade.
Davi foi o melhor rei de Israel; conquistou Jerusalém e colocou nela a Arca da Aliança.

Davi foi um homem de grande qualidades humanas e algumas fraquezas. Um dia, o profeta Natan o acusou publicamente de cometer pecados gravíssimos. Davi  chorou o seu pecado e se voltou mais fortemente para o Deus que um dia o chamara para servir o seu povo.
Dez séculos depois, nasceria em Belém quem seria chamado Filho de Davi: Jesus de Nazaré. Em Jesus a vocação de Davi e a de todos os vocacionados chega à sua plenitude.

Para pensar e partilhar:
1.    1. Com qual dessas três vocações você se identifica mais?
2.    2. Como fazer para ser fiel a Deus numa caminhada vocacional?

Um comentário:

  1. Pesado: "A vocação nunca pode ser usada em vantagem e proveito próprio."

    Reconfortante: "Em Jesus a vocação de Davi e a de todos os vocacionados chega à sua plenitude."

    Parabéns por mais este belo texto, Padre Ramón!

    ResponderExcluir