24. Assentou-se um pouco... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

Aconteceu no alto da colina, por onde Inácio caminhava. Num certo momento, ele se assentou, olhou o pequeno rio Cardoner que docemente serpeava o vilarejo de Manresa, quando sua mente se iluminou e tudo compreendeu. Ele mesmo o conta:

Uma vez ia, por devoção, a uma igreja que estava mais de uma milha de Manresa. Creio que se chama São Paulo, e o caminho vai junto do rio. Indo assim em suas devoções, assentou-se um pouco com o rosto para o rio, o qual ficava bem em baixo. Estando ali assentado, começaram a se lhe abrir os olhos do entendimento. Não tinha visão alguma, mas entendia e penetrava muitas verdades, tanto em assunto de espírito, como de fé e letras. Isto, com uma ilustração tão grande que lhe pareciam coisas novas (Autob. 30).

Inácio caminhava absorvido na vida nova que experimentava. Há quatro meses estava em Manresa, fazendo seus Exercícios Espirituais e experimentara grandes consolações e algumas tribulações... Um dia, assentou-se perto da Cruz del Tort e olhou, encantado, para as águas límpidas do pequeno Cardoner que corria lá embaixo... De repente, a sua mente se iluminou e abarcou o incompreensível, unificou o desarticulado e encontrou sentido e significado, onde antes não o encontrara... Ele compreendeu misticamente que Cristo, o Senhor ressuscitado, é o único caminho de todo dom e de toda graça. Tudo vem do Pai com Ele; tudo vai ao Pai por Ele!
Inácio disse que nunca tivera maior lição do que esta. Ele não só entendeu, mas também sentiu-se “cristificado” e mergulhado em tamanha graça; os seus sentidos tocavam o infinito. Tudo é sacramento do Senhor Ressuscitado, diafania da divindade!

Quando o amor nos habita, tudo se torna sagrado!

Uma pergunta: Você encontra o Senhor Ressuscitado em tudo e em todos?

3 comentários:

  1. Obrigada por mais um texto para nossas reflexões.
    Abraço fraterno, Leandra.

    ResponderExcluir
  2. Tenho procurado mergulhar em mim mesmo para me unir a Jesus ressuscitado, através da Trindade. Estou aprofundando a experiência de Deus em mim e nos irmãos por pior que sejamos.
    Tenno meditado os seus textos, que me ajudam a prosseguir. Meu grupo está fazendo o retiro quaresmal que está sendo um desafio. Abraços e obrigada por tudo. Muneide

    ResponderExcluir
  3. Já entendí que encontramos o Senhor ressuscitado em tudo e em todos.Muitas vezes através do amor e outras atavés da dor. Na dor temos necesidade de nos unir mais a Ele e passamos a desejar com toda nossa alma.A dor então passará a ser canal de esperança e de graça.No amor é uma alegria interioriprofunda. As duas nos levam para onde? Unir nossa dor a de Jesus é santificante e percebemos a cosolação e assim vai se transformando em amor, graça divina. Precisamos buscar e nunca desistir.Obrigada . Muneide

    ResponderExcluir