07. Discípulos de Jesus...

Deus quis salvar-nos por  meio dos outros, mas facilmente desprezamos essa mediação e preferimos ficar sozinhos. Somos muito egoístas! Somos pouco comunitários e o individualismo nos transborda. Alguns até acham idiota isso de ajudar o necessitado!

Fomos condicionados, pêlos meios de comunicação social e a corrupção reinante, a usar as coisas, mesmo as públicas, só em benefício próprio. Descristianizaram-nos! O homem se fez inimigo e rival do outro e não amigo e irmão.

Outro dia estava ajudando a capinar nosso quintal. Havia muito mato. Alguém até tinha medo de cobra e escorpião... O sol estava forte e a enxada não era muito boa. Eu tinha todos os motivos para interromper o trabalho... Pensei: Este quintal é como o mundo que precisa ser melhorado... Este pensamento deu-me forças para continuar a tarefa iniciada.

Precisamos "capinar" nosso mundo! Muita erva daninha e mato tem sufocando muitas propostas e pessoas. Precisamos de braços fortes, pessoas corajosas para roçar a plantação de Deus. Primeiro desbravar, depois plantar! Alguém topa?

Sempre houve jovens, generosos e sadios, que escutando o convite de Jesus se apresentaram decididos e entusiastas no seu seguimento. Há também aqueles que dizem topar, mas depois enrolam o tempo todo e acabam desistindo.

Jesus convidou doze pessoas, diversos nos seus temperamentos e histórias. Nem tudo fora correto e coerente na vida destes primeiros vocacionados, mas a luz experimentada foi maior do que suas trevas. Seus nomes? Pedro, terrivelmente temperamental e André, seu irmão. João e Tiago, agressivos por natureza, pois alguns os chamavam de "filhos do trovão". Os quatro eram pescadores de água doce. Depois, Filipe, homem bom, e Natanael, inteligente e perspicaz. Jesus chamou também a Mateus, funcionário público, desonesto, e a Tomé, intelectual, membro de um partido de esquerdas e para quem a fé não era nada fácil. O Senhor convidou também a Simão, fanático nacionalista e a Judas Tadeu e ao Iscariotes, o traidor.

desejo de seguir o Senhor é essencial para todo vocacionado.

Também hoje, como outrora, JESUS escolhe e chama pelo nome... para estarmos na sua companhia. Só depois, Ele envia... Para onde? Onde houver maior a necessidade.
E finalizo com a poesia de D. Helder Câmara: 
Até o Fim
Não, não pares. É graça divina começar bem.
Graça maior, persistir na caminhada certa.
E manter o ritmo...
Mas graça das graças é não desistir.
Podendo ou não podendo,
caindo, embora, aos pedaços,
chegar até o fim..


Uma pergunta: o que lhe impede de ser melhor discípulo do Senhor?

2 comentários:

  1. Obrigada Pe Ramon, pelo texto. Animou-me. E que inspirados estes versos de D. Helder.!! Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou meditando seu texto, para chegar a uma verdade maior de mim mesmo em relação a mensagem. abraços muneide]

    ResponderExcluir